As suas redes sociais revelam se é capaz de cumprir uma dieta

-

As redes sociais podem ajudar a prever, com uma precisão de 77%, as probabilidades de uma dieta ser bem ou mal sucedida. É o que garante um novo estudo científico feito nos EUA.

“Há um elo directo entre a atitude de uma pessoa nas redes sociais e a probabilidade de que os seus esforços de dieta sejam bem sucedidos”, apontam os investigadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech), nos EUA, no comunicado de divulgação da pesquisa.

De acordo com estes cientistas, o sucesso ou o falhanço numa dieta podem ser previstos, com uma precisão de 77%, “com base no sentimento das palavras e frases que se usam no Twitter”.

Os casos de sucesso

“Aqueles que têm mais sucesso a aderir aos seus objectivos diários de dieta expressam sentimentos mais positivos e têm um maior sentido de realização nas suas interacções sociais”, explica a professora Munmun de Choudhury, que liderou o projecto de pesquisa.

Estes utilizadores que conseguem cumprir os objectivos das suas dietas “estão focados no futuro, geralmente são mais sociais e têm redes sociais maiores“, acrescenta a investigadora.

Na pesquisa, que foi pré-publicada na página pessoal de Choudhury, a cientista nota que fica provado que “o cumprimento de uma dieta de sucesso” pode ser “previsto usando características derivadas das redes sociais: linguística, actividade e capital social“.

As pessoas bem sucedidas estão habitualmente, mais focadas em temas relacionados com saúde e exercício e partilham frases motivacionais do género de “se não estás a falhar, não estás a treinar o suficiente” e “se nunca tropeçamos, nunca caímos; se nunca caímos, nunca falhamos e se nunca falhamos, nunca crescemos”.

“Estes utilizadores partilham, muito mais provavelmente, receitas saudáveis, oferecem dicas de nutrição e exercício e relatam o seu próprio progresso”, acrescenta Choudhury.

“A sua grande rede de amigos e seguidores, e um crescente envolvimento, significa que também tendem a ter sistemas de apoio mais fortes, o que influencia positivamente a probabilidade de cumprimento da dieta”, adiciona a professora.

As dietas falhadas

Já os casos negativos tendem a ser “mais ansiosos” na sua presença online, com um tom mais pessimista e mais receoso, “aparentemente, devido a uma falta de controle emocional e por causa de certas actividades e eventos do dia-a-dia”, explica Choudhury.

O estudo teve por base utilizadores do Twitter que instalaram uma aplicação informática de contagem de calorias. Foram analisados mais de 2 milhões de tweets e mais de 100 mil entradas diárias na aplicação de cerca de 700 utilizadores distintos.

A investigação vai ser apresentada na 20.ª Conferência de Trabalho Cooperativo Apoiado Por Computador e Computação Social que vai decorrer em Portland, Oregon, nos EUA, entre 25 de Fevereiro e 1 de Março próximos.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A atmosfera deste exoplaneta "infernal" está cheia de metal

Uma equipa de astrónomos observou um dos exoplanetas mais quentes já encontrados e conseguiu identificar, pelo menos, sete metais a flutuar na sua atmosfera. O WASP-121b, localizado a 850 anos-luz da Terra, orbita a sua estrela …

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …