As suas redes sociais revelam se é capaz de cumprir uma dieta

-

As redes sociais podem ajudar a prever, com uma precisão de 77%, as probabilidades de uma dieta ser bem ou mal sucedida. É o que garante um novo estudo científico feito nos EUA.

“Há um elo directo entre a atitude de uma pessoa nas redes sociais e a probabilidade de que os seus esforços de dieta sejam bem sucedidos”, apontam os investigadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech), nos EUA, no comunicado de divulgação da pesquisa.

De acordo com estes cientistas, o sucesso ou o falhanço numa dieta podem ser previstos, com uma precisão de 77%, “com base no sentimento das palavras e frases que se usam no Twitter”.

Os casos de sucesso

“Aqueles que têm mais sucesso a aderir aos seus objectivos diários de dieta expressam sentimentos mais positivos e têm um maior sentido de realização nas suas interacções sociais”, explica a professora Munmun de Choudhury, que liderou o projecto de pesquisa.

Estes utilizadores que conseguem cumprir os objectivos das suas dietas “estão focados no futuro, geralmente são mais sociais e têm redes sociais maiores“, acrescenta a investigadora.

Na pesquisa, que foi pré-publicada na página pessoal de Choudhury, a cientista nota que fica provado que “o cumprimento de uma dieta de sucesso” pode ser “previsto usando características derivadas das redes sociais: linguística, actividade e capital social“.

As pessoas bem sucedidas estão habitualmente, mais focadas em temas relacionados com saúde e exercício e partilham frases motivacionais do género de “se não estás a falhar, não estás a treinar o suficiente” e “se nunca tropeçamos, nunca caímos; se nunca caímos, nunca falhamos e se nunca falhamos, nunca crescemos”.

“Estes utilizadores partilham, muito mais provavelmente, receitas saudáveis, oferecem dicas de nutrição e exercício e relatam o seu próprio progresso”, acrescenta Choudhury.

“A sua grande rede de amigos e seguidores, e um crescente envolvimento, significa que também tendem a ter sistemas de apoio mais fortes, o que influencia positivamente a probabilidade de cumprimento da dieta”, adiciona a professora.

As dietas falhadas

Já os casos negativos tendem a ser “mais ansiosos” na sua presença online, com um tom mais pessimista e mais receoso, “aparentemente, devido a uma falta de controle emocional e por causa de certas actividades e eventos do dia-a-dia”, explica Choudhury.

O estudo teve por base utilizadores do Twitter que instalaram uma aplicação informática de contagem de calorias. Foram analisados mais de 2 milhões de tweets e mais de 100 mil entradas diárias na aplicação de cerca de 700 utilizadores distintos.

A investigação vai ser apresentada na 20.ª Conferência de Trabalho Cooperativo Apoiado Por Computador e Computação Social que vai decorrer em Portland, Oregon, nos EUA, entre 25 de Fevereiro e 1 de Março próximos.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter tem uma nova companhia

Um astrónomo amador na África do Sul detetou uma nova mancha no hemisfério sul do maior planeta do Sistema Solar. A mancha, apelidada de "Mancha de Clyde", aparece entre a icónica Grande Mancha Vermelha de …

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …