Anne Frank terá morrido um mês antes do que se pensava

smiteme / Flickr

Anne Frank, a jovem judia que escreveu o famoso diário durante a ocupação Nazi, na Holanda, terá, afinal, morrido um mês mais cedo do que se pensava, de acordo com uma nova análise feita a documentos históricos.

A data oficial da morte de Anne Frank, conforme foi oficializada pelas autoridades holandesas, depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, é 31 de Março de 1945, a mesma data oficial da morte da sua irmã, Margot.

Todavia, investigadores da Casa de Anne Frank, que perpetua a memória da resistência da adolescente e da sua família, em Amesterdão, concluíram que ela terá falecido em Fevereiro de 1945, reporta o site LiveScience.

Esta nova pesquisa debruçou-se sobre velhos documentos que contêm testemunhos de sobreviventes do campo de concentração de Bergen-Belsen, onde Anne Frank e Margot passaram os seus últimos dias de vida.

Anne Frank e a família estiveram escondidas dos nazis durante dois anos num pequeno compartimento secreto, no local onde o seu pai trabalhava. Foi durante esse período que a adolescente escreveu o seu famoso diário.

Em Agosto de 1944, após uma denúncia, o esconderijo da família foi descoberto. Anne Frank passou por outros campos de concentração com a irmã até ambas terem sido finalmente transferidas para Bergen-Belsen.

Há relatos de sobreviventes deste campo que falam de Anne Frank e de Margot, mas não há quaisquer testemunhos posteriores a 7 de Fevereiro de 1945. Elas terão contraído tifo antes dessa data; tendo em conta que os sintomas dessa doença costumam matar no período médio de 12 dias, e considerando o estado muito debilitado de ambas devido à carência alimentar, a pesquisa conclui que Anne Frank e Margot não terão sobrevivido até Março.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.