Agência britânica publica mapa inédito da superfície de Marte

O mapa foi feito a pedido especial de um cientista britânico que participa na equipa que quer levar um veículo de exploração a Marte em 2019.

A agência britânica Ordnance Survey divulgou recentemente um mapa inédito da superfície de Marte, revela a BBC.

Esta é a primeira vez que esta organização especializada em mapas traçou o território de um outro planeta.

O mapa foi criado a partir de dados disponibilizados pela NASA e foi posteriormente publicado na conta do Flickr desta agência britânica.

De acordo com a BBC, o mapa representa uma área de 10 milhões de quilómetros quadrados, o equivalente a cerca de 7% da superfície do planeta vermelho.

Segundo o cartógrafo Chris Wesson, inicialmente foi “difícil interpretar os dados” mas depois o processo de construir este mapa foi bastante “idêntico ao de um mapa da Terra ou de qualquer outro já feito pela OS”.

“Há grandes áreas que pareciam ser planas, mas na verdade são bem montanhosas e desniveladas. Essa foi a parte mais difícil do mapa: mostrar isso, mas sem perder a sua proporção em relação a essas gigantescas crateras”, explicou.

O mapa teve uma única cópia impressa e tem como destino as mãos do cientista britânico Peter Grindrod.

O cientista, da Universidade de Londres, faz parte da equipa que está a planear o envio do European ExoMars para terras marcianas em 2019.

O britânico revela que sempre gostou dos mapas da OS, uma vez que incluem muita informação mas que, ao mesmo tempo, não se tornam demasiado complexos.

“É maravilhoso ver o mesmo estudo aplicado a Marte, especialmente a uma região tão fascinante daquele planeta”, afirma Grindrod.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.