Agência britânica publica mapa inédito da superfície de Marte

O mapa foi feito a pedido especial de um cientista britânico que participa na equipa que quer levar um veículo de exploração a Marte em 2019.

A agência britânica Ordnance Survey divulgou recentemente um mapa inédito da superfície de Marte, revela a BBC.

Esta é a primeira vez que esta organização especializada em mapas traçou o território de um outro planeta.

O mapa foi criado a partir de dados disponibilizados pela NASA e foi posteriormente publicado na conta do Flickr desta agência britânica.

De acordo com a BBC, o mapa representa uma área de 10 milhões de quilómetros quadrados, o equivalente a cerca de 7% da superfície do planeta vermelho.

Segundo o cartógrafo Chris Wesson, inicialmente foi “difícil interpretar os dados” mas depois o processo de construir este mapa foi bastante “idêntico ao de um mapa da Terra ou de qualquer outro já feito pela OS”.

“Há grandes áreas que pareciam ser planas, mas na verdade são bem montanhosas e desniveladas. Essa foi a parte mais difícil do mapa: mostrar isso, mas sem perder a sua proporção em relação a essas gigantescas crateras”, explicou.

O mapa teve uma única cópia impressa e tem como destino as mãos do cientista britânico Peter Grindrod.

O cientista, da Universidade de Londres, faz parte da equipa que está a planear o envio do European ExoMars para terras marcianas em 2019.

O britânico revela que sempre gostou dos mapas da OS, uma vez que incluem muita informação mas que, ao mesmo tempo, não se tornam demasiado complexos.

“É maravilhoso ver o mesmo estudo aplicado a Marte, especialmente a uma região tão fascinante daquele planeta”, afirma Grindrod.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …

Provas do caso Luanda Leaks podem ser nulas em Portugal

A Constituição da República Portuguesa determina que as provas obtidas mediantes violação de correspondência são consideradas nulas. Desta forma, os documentos conseguidos por Rui Pinto no caso Luanda Leaks podem vir a ser nulas aos …

Rui Pinto "tropeçou" nos Luanda Leaks sem querer

Foi quando estava à procura de "segredos do futebol" no âmbito dos Football Leaks que o hacker Rui Pinto "tropeçou" nos documentos que incriminam Isabel dos Santos nos Luanda Leaks. É o seu advogado, o …

Líder do assalto às armas de Tancos libertado

João Paulino estava preso preventivamente desde 28 de setembro de 2018. Esta segunda-feira foi libertado por excesso de prisão preventiva. O ex-fuzileiro João Paulino foi hoje libertado por excesso de prisão preventiva. A notícia foi confirmada …