/

ADN de embrião humano alterado pela primeira vez na história

Yorgos Nikas, Wellcome Images / Flickr

Embrião humano com 6 dias

Embrião humano com 6 dias

Uma equipa de cientistas chineses conseguiu alterar o genoma num embrião humano, algo que aconteceu pela primeira vez na história. Ou é, pelo menos, a primeira vez que alguém admite tê-lo conseguido.

Os cientistas, liderados por Junjiu Huang, investigador da Universidade Sun Yat-sen, em Cantão, na China, modificaram o ADN de um embrião, retirando um gene causador de uma doença sanguínea fatal. O estudo foi publicado na Protein & Cell.

O procedimento foi conseguido graças a uma tecnologia denominada CRISPR, que consegue encontrar sequências defeituosas do ADN, nomeadamente as que transportam doenças mortais, “cortá-las” e substituí-las por sequências de ADN consideradas “boas”.

Esta descoberta pode, assim, abrir caminho para a eliminação de certas doenças genéticas. O processo permite alterar o material genético de uma pessoa e também modificar o ADN que esta passa aos seus filhos, por via da retirada de códigos genéticos “maus” e do acrescento de outros potencialmente “bons”.

Todavia, durante a investigação, os cientistas verificaram a ocorrência de muitas trocas indesejáveis, o que deixa antever que há ainda muitos desafios pela frente, antes de que este procedimento se torne uma realidade em termos clínicos.

Importa salientar que a equipa de cientistas trabalhou com embriões inviáveis, ou seja, que não resultam em nascimentos.

O estudo levantou no entanto grande polémica na comunidade científica – ao ponto de algumas publicações se terem recusado a publicar as conclusões do estudo, revelou Junjiu Huang em declarações à Nature.

Estão em causa, sobretudo, objecções éticas. Muitos membros da comunidade científica mostram grande preocupação com os perigos levantados pela possibilidade de se poderem vir a “fabricar” bebés em função de determinados requisitos ou características.

A humanidade ficou um passo mais perto do perigoso sonho do bebé perfeito.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.