ADN de embrião humano alterado pela primeira vez na história

Yorgos Nikas, Wellcome Images / Flickr

Embrião humano com 6 dias

Embrião humano com 6 dias

Uma equipa de cientistas chineses conseguiu alterar o genoma num embrião humano, algo que aconteceu pela primeira vez na história. Ou é, pelo menos, a primeira vez que alguém admite tê-lo conseguido.

Os cientistas, liderados por Junjiu Huang, investigador da Universidade Sun Yat-sen, em Cantão, na China, modificaram o ADN de um embrião, retirando um gene causador de uma doença sanguínea fatal. O estudo foi publicado na Protein & Cell.

O procedimento foi conseguido graças a uma tecnologia denominada CRISPR, que consegue encontrar sequências defeituosas do ADN, nomeadamente as que transportam doenças mortais, “cortá-las” e substituí-las por sequências de ADN consideradas “boas”.

Esta descoberta pode, assim, abrir caminho para a eliminação de certas doenças genéticas. O processo permite alterar o material genético de uma pessoa e também modificar o ADN que esta passa aos seus filhos, por via da retirada de códigos genéticos “maus” e do acrescento de outros potencialmente “bons”.

Todavia, durante a investigação, os cientistas verificaram a ocorrência de muitas trocas indesejáveis, o que deixa antever que há ainda muitos desafios pela frente, antes de que este procedimento se torne uma realidade em termos clínicos.

Importa salientar que a equipa de cientistas trabalhou com embriões inviáveis, ou seja, que não resultam em nascimentos.

O estudo levantou no entanto grande polémica na comunidade científica – ao ponto de algumas publicações se terem recusado a publicar as conclusões do estudo, revelou Junjiu Huang em declarações à Nature.

Estão em causa, sobretudo, objecções éticas. Muitos membros da comunidade científica mostram grande preocupação com os perigos levantados pela possibilidade de se poderem vir a “fabricar” bebés em função de determinados requisitos ou características.

A humanidade ficou um passo mais perto do perigoso sonho do bebé perfeito.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …