/

60% das pessoas em luto vêem e ouvem os entes queridos falecidos

4

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Milão, em Itália, revela que 6 em cada 10 pessoas em luto pela morte de um ente querido o “viram ou ouviram” depois da morte.

No entanto, a maior parte destas pessoas nunca chegam a relatar as ocorrências, com receio de serem considerados “loucos” e tratados como doentes mentais.

De acordo com o estudo, publicado na revista Journal of Affective Disorders, 30 a 60% das pessoas que enviuvaram experimentaram situações como a “visão do cônjuge morto sentado no seu sofá habitual”, ou “ouvir o ente falecido chamá-las pelo nome”.

Segundo os autores do estudo, liderado por Armando D’Agostino, investigador do Departamento de Saúde Mental do Hospital de San Paolo, há uma “prevalência incrivelmente elevada” de experiências alucinatórias em resultado da dor, incluindo em quem nunca teve  quaisquer transtornos mentais.

As alucinações experimentadas por pessoas que sofrem de stress pós-traumático podem, explicam os cientistas, “ser parecidas com recordações”.

Segundo Jacqueline Hayes, investigadora da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, que estuda este fenómeno, “as pessoas relatam visões, vozes, sensações tácteis, cheiros, e por vezes sensações de presença que não têm nada a ver com os cinco sentidos tradicionais”.

“Em muitos casos, estas experiências tiveram um efeito regenerador”, diz a cientista, citada pelo Telegraph. “Por exemplo, há muitos casos de pessoas que relataram ter feito as pazes ou esclarecido assuntos com os seus entes queridos” durante estas ocorrências.

A equipa de investigadores milaneses pretende agora aprofundar o estudo, para determinar a origem fisiológica destas experiências alucinatórias.

ZAP

4 Comments

  1. “A equipa de investigadores milaneses pretende agora aprofundar o estudo, para determinar a origem fisiológica destas experiências alucinatórias.”

    Ahahahah….. Isto é muito bom!… Como é que pode haver tanta estupidez junta na comunidade científica? Em vez de se alargar os modelos explicativos, procura-se encaixar fenómenos que transcedem os modelos explicativos, dentro deles. Isto é simplesmente tão estúpido como querer explicar Fisica Quântica ou Relatividade Geral, com Física Newtoniana.

    Foi a pensar assim que se colocaram epiléticos em máquinas centrifugadoras, na Idade Média. Porque se tinha de explicar aquele fenómeno à luz dos fracos conhecimentos da altura, achando que eram possessões demoníacas. Claro que a única coisa que expulsavam eram as entranhas.

  2. O problema parece estar nos vivos por saudade ou remorso porque do lado dos mortos já nada mais haverá para além da morte.

  3. Aiiii mamiaaa que BARALHAÇÃO , afinal á vIDA depois da MORTEou na há……!!!!!!???……..
    Uns e umas veem os,.as que morreramm outros.as CienTISTaS ou não dizem que sim e não, e todo o SER HUMANO ja anda BARALHADO.OS.AS com as gUERRAS -OVNIS-OMNIS-RELIGIÕES-CREDOS etetcetc.e a CIENCIA,a descobrir isto e aquilo,e sabe-se la se é VERDADE ou NÃO!!!???….. até PROVA em CONTRARIO diga-se de passagem,bem esta VELOCIDADE de DESCOBERTAS e + DESCOBERTAS,-INVENÇÕES e + INVENÇÕES,ainda FICO ESTENDIDO numa cadeira de praia a apanhor SOL e BANHOS e uma ROBOT-um-.aCYBOR–e eu seila etcetce fazem ou a fazerem tudo por mim e eu eM-ZZZzzzzzzzzziiiiiiahahahahahhaeheheeh…………………..

    A.G.P.

  4. Caro Bombeiro 59
    Espero que esteja tudo bem consigo.
    Ainda não percebi se tem epilepsia ou se lhe deu uma apoplexia.
    Se precisar de um ombro amigo, não hesite, ligue para o 112.
    As melhoras

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.