38 anos depois, Justiça americana condena assassino de Etan Patz

5565

(dr) Wikipedia

Etan Patz, a criança desaparecida em 1979, no Soho, em Nova Iorque

Etan Patz, a criança desaparecida em 1979, no Soho, em Nova Iorque

O rapaz, na altura com seis anos, desapareceu, em 1979, em Nova Iorque, no primeiro dia em que os pais o autorizaram a ir sozinho até à paragem onde apanhava o autocarro para a escola.

O desaparecimento de Etan Patz chocou os Estados Unidos durante quase quatro décadas mas, agora, o caso parece ter sido finalmente encerrado, apesar do seu corpo nunca ter sido encontrado.

O rapaz, na altura com seis anos de idade, desapareceu, em 1979, no bairro nova-iorquino do Soho, no dia em que teve permissão dos pais para ir sozinho até à paragem do autocarro escolar.

Agora, a justiça condenou um homem de 56 anos pelo rapto e assassinato da criança, nove dias depois de um júri de um tribunal de Nova Iorque ter deliberado sobre o caso. A sentença deve ser anunciada no próximo dia 28.

Pedro Hernández era empregado de um bar próximo do local onde vivia Etan e assumiu o seu assassinato em 2012, quando contou à polícia que atraiu a criança oferecendo-lhe um refrigerante. Depois, terá estrangulado o rapaz e colocado o seu corpo num saco, que abandonou num beco cheio de lixo.

O homem tornou-se o principal suspeito do crime, depois de um familiar ter revelado às autoridades que ouviu Hernández dizer que tinha assassinado um rapaz.

No entanto, os seus advogados sempre questionaram esta confissão, alegando que Hernández sofre de esquizofrenia e não consegue distinguir a realidade da fantasia.

Segundo o jornal Newsday, um psiquiatra, ouvido como testemunha, disse que a confissão pode ter sido resultado de alucinações. A filha do suspeito também contou que ouviu o pai falar de visões de anjos e demónios.

“Pedro Hernández é um homem estranho, limitado e vulnerável“, disse o advogado Harvey Fishbein na argumentação final. “Ele é inocente”, destacou.

No entanto, os promotores do caso consideraram que o homem simulou ou exagerou os sintomas da sua alegada doença mental.

Símbolo das crianças desaparecidas

No dia 25 de maio, o desaparecimento de Etan Patz vai fazer 38 anos. É considerado um dos crimes mais antigos e dolorosos da cidade de Nova Iorque e inspirou, na altura, o Presidente Ronald Reagan a declarar este dia como o “Dia Nacional das Crianças Desaparecidas”.

Além disso, a fotografia do jovem foi uma das primeiras a surgir em milhares de pacotes de leite, uma estratégia inédita para divulgar, por todo o país, o desaparecimento da criança.

Os seus pais, Stanley e Julie Patz, tornaram-se ativistas de causas ligadas a crianças desaparecidas e foram uns dos principais responsáveis pela criação de leis locais e nacionais para melhorar a proteção das crianças.

Caso disso é, por exemplo, a rotina de tanto os pais como os estabelecimentos de ensino se comunicarem mutuamente quando uma determinada criança não aparece na escola ou está ausente por algum motivo.

ZAP // BBC

RESPONDER

Através do estudo de magnetizações remanescentes em antigos meteoritos, uma equipa do MIT determinou que a nebulosa solar - o vasto disco de gás e poeira que veio a formar o Sistema Solar - durou entre 3 e 4 milhões de anos

Cientistas estimam o tempo de vida da nebulosa solar

Há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás, uma enorme nuvem de hidrogénio gasoso e poeira colapsou sob o seu próprio peso, eventualmente achatando-se num disco chamado nebulosa solar. A maioria deste material interestelar contraiu-se …

-

Comer mais gordura é mais prejudicial para os homens do que para as mulheres

As gorduras são essenciais na nossa dieta, e os especialistas recomendam que correspondam a 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente. Mesmo assim, é do conhecimento geral que comer muita gordura pode ser prejudicial para …

-

FC Porto vence Boavista e não larga Benfica

Um golo de Soares, aos sete minutos, deu hoje o triunfo ao FC Porto em casa do Boavista por 1-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol que deixa os 'dragões' novamente …

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

Jornal de Angola critica justiça portuguesa: "Tanta falta de vergonha"

O Jornal de Angola retomou este domingos as críticas a Portugal, afirmando que "custa ver tanta falta de vergonha", a propósito da divulgação pela comunicação social do processo na Justiça portuguesa envolvendo o vice-presidente angolano, …

Neil Fingleton, Mag the Mighty em Guerra dos Tronos

Morreu o homem mais alto do Reino Unido (e da Guerra dos Tronos)

Morreu este sábado, vítima de ataque cardíaco, o actor e basquetebolista britânico Neil Fingleton, o homem mais alto do Reino Unido. O malogrado actor Neil Fingleton, de 36 anos, desempenhava vários papéis na série 'Guerra dos Tronos', …

O 'coração' de Marte

NASA publica foto inédita do coração de Marte

A agência espacial norte-americana NASA publicou uma imagem rara da superfície marciana, na qual se pode observar a rocha-mãe do planeta vermelho. De acordo com a NASA, a maior parte da superfície do quarto planeta do …

O actor Bill Paxton

Actor Bill Paxton morre após cirurgia

O ator norte-americano Bill Paxton, conhecido pela sua participação em filmes como "Aliens" ou "Titanic", morreu no sábado, aos 61 anos, na sequência de complicações após uma cirurgia, divulgou hoje a imprensa norte-americana. Citado pela revista …

-

O “telefone mais destrutivo da história” é falso

O director do Museu de Comunicações de Frankfurt aponta discrepâncias quanto ao suposto telefone vermelho de Adolf Hitler, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, recentemente vendido por 239 mil euros em leilão - …

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio

Núncio "confessou responsabilidade" (e o país "deve-lhe muito")

O PCP considerou hoje que a "confissão" do ex-secretário de Estado Paulo Núncio no caso das transferências para 'offshore' responsabiliza não só o CDS, mas também o PSD e o anterior Governo. O antigo secretário de …

Freedom 251, o smartphone indiano de 3 euros

Criador do smartphone de 3 euros foi preso por fraude

Mais uma vez se comprova que quando as coisas parecem boas demais para serem verdade... quase sempre o são: e o smartphone de 3.29 euros que nunca se veio a concretizar não é excepção. Há um …