38 anos depois, Justiça americana condena assassino de Etan Patz

(dr) Wikipedia

Etan Patz, a criança desaparecida em 1979, no Soho, em Nova Iorque

Etan Patz, a criança desaparecida em 1979, no Soho, em Nova Iorque

O rapaz, na altura com seis anos, desapareceu, em 1979, em Nova Iorque, no primeiro dia em que os pais o autorizaram a ir sozinho até à paragem onde apanhava o autocarro para a escola.

O desaparecimento de Etan Patz chocou os Estados Unidos durante quase quatro décadas mas, agora, o caso parece ter sido finalmente encerrado, apesar do seu corpo nunca ter sido encontrado.

O rapaz, na altura com seis anos de idade, desapareceu, em 1979, no bairro nova-iorquino do Soho, no dia em que teve permissão dos pais para ir sozinho até à paragem do autocarro escolar.

Agora, a justiça condenou um homem de 56 anos pelo rapto e assassinato da criança, nove dias depois de um júri de um tribunal de Nova Iorque ter deliberado sobre o caso. A sentença deve ser anunciada no próximo dia 28.

Pedro Hernández era empregado de um bar próximo do local onde vivia Etan e assumiu o seu assassinato em 2012, quando contou à polícia que atraiu a criança oferecendo-lhe um refrigerante. Depois, terá estrangulado o rapaz e colocado o seu corpo num saco, que abandonou num beco cheio de lixo.

O homem tornou-se o principal suspeito do crime, depois de um familiar ter revelado às autoridades que ouviu Hernández dizer que tinha assassinado um rapaz.

No entanto, os seus advogados sempre questionaram esta confissão, alegando que Hernández sofre de esquizofrenia e não consegue distinguir a realidade da fantasia.

Segundo o jornal Newsday, um psiquiatra, ouvido como testemunha, disse que a confissão pode ter sido resultado de alucinações. A filha do suspeito também contou que ouviu o pai falar de visões de anjos e demónios.

“Pedro Hernández é um homem estranho, limitado e vulnerável“, disse o advogado Harvey Fishbein na argumentação final. “Ele é inocente”, destacou.

No entanto, os promotores do caso consideraram que o homem simulou ou exagerou os sintomas da sua alegada doença mental.

Símbolo das crianças desaparecidas

No dia 25 de maio, o desaparecimento de Etan Patz vai fazer 38 anos. É considerado um dos crimes mais antigos e dolorosos da cidade de Nova Iorque e inspirou, na altura, o Presidente Ronald Reagan a declarar este dia como o “Dia Nacional das Crianças Desaparecidas”.

Além disso, a fotografia do jovem foi uma das primeiras a surgir em milhares de pacotes de leite, uma estratégia inédita para divulgar, por todo o país, o desaparecimento da criança.

Os seus pais, Stanley e Julie Patz, tornaram-se ativistas de causas ligadas a crianças desaparecidas e foram uns dos principais responsáveis pela criação de leis locais e nacionais para melhorar a proteção das crianças.

Caso disso é, por exemplo, a rotina de tanto os pais como os estabelecimentos de ensino se comunicarem mutuamente quando uma determinada criança não aparece na escola ou está ausente por algum motivo.

ZAP // BBC

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …