38 anos depois, Justiça americana condena assassino de Etan Patz

(dr) Wikipedia

Etan Patz, a criança desaparecida em 1979, no Soho, em Nova Iorque

Etan Patz, a criança desaparecida em 1979, no Soho, em Nova Iorque

O rapaz, na altura com seis anos, desapareceu, em 1979, em Nova Iorque, no primeiro dia em que os pais o autorizaram a ir sozinho até à paragem onde apanhava o autocarro para a escola.

O desaparecimento de Etan Patz chocou os Estados Unidos durante quase quatro décadas mas, agora, o caso parece ter sido finalmente encerrado, apesar do seu corpo nunca ter sido encontrado.

O rapaz, na altura com seis anos de idade, desapareceu, em 1979, no bairro nova-iorquino do Soho, no dia em que teve permissão dos pais para ir sozinho até à paragem do autocarro escolar.

Agora, a justiça condenou um homem de 56 anos pelo rapto e assassinato da criança, nove dias depois de um júri de um tribunal de Nova Iorque ter deliberado sobre o caso. A sentença deve ser anunciada no próximo dia 28.

Pedro Hernández era empregado de um bar próximo do local onde vivia Etan e assumiu o seu assassinato em 2012, quando contou à polícia que atraiu a criança oferecendo-lhe um refrigerante. Depois, terá estrangulado o rapaz e colocado o seu corpo num saco, que abandonou num beco cheio de lixo.

O homem tornou-se o principal suspeito do crime, depois de um familiar ter revelado às autoridades que ouviu Hernández dizer que tinha assassinado um rapaz.

No entanto, os seus advogados sempre questionaram esta confissão, alegando que Hernández sofre de esquizofrenia e não consegue distinguir a realidade da fantasia.

Segundo o jornal Newsday, um psiquiatra, ouvido como testemunha, disse que a confissão pode ter sido resultado de alucinações. A filha do suspeito também contou que ouviu o pai falar de visões de anjos e demónios.

“Pedro Hernández é um homem estranho, limitado e vulnerável“, disse o advogado Harvey Fishbein na argumentação final. “Ele é inocente”, destacou.

No entanto, os promotores do caso consideraram que o homem simulou ou exagerou os sintomas da sua alegada doença mental.

Símbolo das crianças desaparecidas

No dia 25 de maio, o desaparecimento de Etan Patz vai fazer 38 anos. É considerado um dos crimes mais antigos e dolorosos da cidade de Nova Iorque e inspirou, na altura, o Presidente Ronald Reagan a declarar este dia como o “Dia Nacional das Crianças Desaparecidas”.

Além disso, a fotografia do jovem foi uma das primeiras a surgir em milhares de pacotes de leite, uma estratégia inédita para divulgar, por todo o país, o desaparecimento da criança.

Os seus pais, Stanley e Julie Patz, tornaram-se ativistas de causas ligadas a crianças desaparecidas e foram uns dos principais responsáveis pela criação de leis locais e nacionais para melhorar a proteção das crianças.

Caso disso é, por exemplo, a rotina de tanto os pais como os estabelecimentos de ensino se comunicarem mutuamente quando uma determinada criança não aparece na escola ou está ausente por algum motivo.

ZAP // BBC

RESPONDER

-

Biquínis enfeitiçados: marca cria coleção inspirada nas princesas da Disney

Com o verão a chegar, a Enchanted acaba de lançar uma nova linha de roupa de banho. A nova colecção de biquínis é inspirada nas princesas da Disney.  A loja e marca de roupa de banho …

Marine Le Pen em comício da Frente Nacional durante a campanha para as presidenciais francesas

Marine Le Pen diz que se ganhar as eleições a União Europeia vai morrer

A candidata da extrema-direita francesa Marine Le Pen afirmou este domingo que se for eleita presidente da França a União Europeia (UE) "vai morrer", porque "as pessoas já não a querem". As afirmações da candidata presidencial …

-

Trump não para de mexer em coisas nas reuniões (entre outras desordens mentais)

O estado mental do novo presidente dos Estados Unidos tornou-se um agitado tema de discussão nas redes sociais, nos meios de comunicação - e até no seio da comunidade científica norte-americana. "Eu não sei o que …

-

Bloco quer preparar com urgência o país para a saída do Euro

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu hoje a urgência de preparar o país para a saída do euro, rejeitando que Portugal fique "no pelotão da frente" de uma Europa que "caminha para o abismo". Em …

O que poderá ser o novo super-carro McLaren BP23, tal como imaginado pela Autocar

Novo McLaren BP23 vai custar 2,3 milhões de euros

Apesar do seu preço exorbitante, todos os 106 unidades que serão produzidas estão já reservadas por clientes que, além de um sinal de cinco dígitos, tem de já ter hoje em casa, pelo menos, um …

-

Tribunal egípcio condena 56 pessoas por naufrágio que vitimou emigrantes

O Tribunal Penal de Rashid, no Egito, condenou hoje 56 pessoas a penas de dois a 13 anos de prisão pelo naufrágio de um barco que provocou a morte de 203 emigrantes em setembro passado, …

-

Físicos provam que é impossível arrefecer um objecto a zero absoluto

Os físicos Lluís Masanes e Jonathan Oppenheim, da Universidade College London, no Reino Unido, derivaram a terceira lei da termodinâmica a partir dos primeiros princípios. Em janeiro, físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Coreia ameaça ataque preventivo sem piedade e sem aviso

A Coreia do Norte ameaçou este domingo realizar um ataque preventivo caso detecte qualquer tentativa de abalar a sua liderança e a sua soberania, em resposta às manobras militares que a Coreia do Sul e …

-

Líder da oposição da Rússia detido durante mega-manifestação contra a corrupção

O opositor russo Alexeï Navalny foi hoje detido pela polícia durante a manifestação contra a corrupção que reuniu milhares de pessoas no centro de Moscovo, anunciou a sua porta-voz. O líder oposicionista Alexeï Navalny “foi detido …

-

Bancos cobram comissões ilegais aos clientes sem prestar qualquer serviço

A Deco acusa a banca de cobrar comissões aos clientes sem prestar qualquer serviço, como por processamento de prestação de crédito ou manutenção de conta, e de querer compensar as perdas da intermediação financeira com …