38 anos depois, Justiça americana condena assassino de Etan Patz

(dr) Wikipedia

Etan Patz, a criança desaparecida em 1979, no Soho, em Nova Iorque

Etan Patz, a criança desaparecida em 1979, no Soho, em Nova Iorque

O rapaz, na altura com seis anos, desapareceu, em 1979, em Nova Iorque, no primeiro dia em que os pais o autorizaram a ir sozinho até à paragem onde apanhava o autocarro para a escola.

O desaparecimento de Etan Patz chocou os Estados Unidos durante quase quatro décadas mas, agora, o caso parece ter sido finalmente encerrado, apesar do seu corpo nunca ter sido encontrado.

O rapaz, na altura com seis anos de idade, desapareceu, em 1979, no bairro nova-iorquino do Soho, no dia em que teve permissão dos pais para ir sozinho até à paragem do autocarro escolar.

Agora, a justiça condenou um homem de 56 anos pelo rapto e assassinato da criança, nove dias depois de um júri de um tribunal de Nova Iorque ter deliberado sobre o caso. A sentença deve ser anunciada no próximo dia 28.

Pedro Hernández era empregado de um bar próximo do local onde vivia Etan e assumiu o seu assassinato em 2012, quando contou à polícia que atraiu a criança oferecendo-lhe um refrigerante. Depois, terá estrangulado o rapaz e colocado o seu corpo num saco, que abandonou num beco cheio de lixo.

O homem tornou-se o principal suspeito do crime, depois de um familiar ter revelado às autoridades que ouviu Hernández dizer que tinha assassinado um rapaz.

No entanto, os seus advogados sempre questionaram esta confissão, alegando que Hernández sofre de esquizofrenia e não consegue distinguir a realidade da fantasia.

Segundo o jornal Newsday, um psiquiatra, ouvido como testemunha, disse que a confissão pode ter sido resultado de alucinações. A filha do suspeito também contou que ouviu o pai falar de visões de anjos e demónios.

“Pedro Hernández é um homem estranho, limitado e vulnerável“, disse o advogado Harvey Fishbein na argumentação final. “Ele é inocente”, destacou.

No entanto, os promotores do caso consideraram que o homem simulou ou exagerou os sintomas da sua alegada doença mental.

Símbolo das crianças desaparecidas

No dia 25 de maio, o desaparecimento de Etan Patz vai fazer 38 anos. É considerado um dos crimes mais antigos e dolorosos da cidade de Nova Iorque e inspirou, na altura, o Presidente Ronald Reagan a declarar este dia como o “Dia Nacional das Crianças Desaparecidas”.

Além disso, a fotografia do jovem foi uma das primeiras a surgir em milhares de pacotes de leite, uma estratégia inédita para divulgar, por todo o país, o desaparecimento da criança.

Os seus pais, Stanley e Julie Patz, tornaram-se ativistas de causas ligadas a crianças desaparecidas e foram uns dos principais responsáveis pela criação de leis locais e nacionais para melhorar a proteção das crianças.

Caso disso é, por exemplo, a rotina de tanto os pais como os estabelecimentos de ensino se comunicarem mutuamente quando uma determinada criança não aparece na escola ou está ausente por algum motivo.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …