38 anos depois, Justiça americana condena assassino de Etan Patz

(dr) Wikipedia

Etan Patz, a criança desaparecida em 1979, no Soho, em Nova Iorque

Etan Patz, a criança desaparecida em 1979, no Soho, em Nova Iorque

O rapaz, na altura com seis anos, desapareceu, em 1979, em Nova Iorque, no primeiro dia em que os pais o autorizaram a ir sozinho até à paragem onde apanhava o autocarro para a escola.

O desaparecimento de Etan Patz chocou os Estados Unidos durante quase quatro décadas mas, agora, o caso parece ter sido finalmente encerrado, apesar do seu corpo nunca ter sido encontrado.

O rapaz, na altura com seis anos de idade, desapareceu, em 1979, no bairro nova-iorquino do Soho, no dia em que teve permissão dos pais para ir sozinho até à paragem do autocarro escolar.

Agora, a justiça condenou um homem de 56 anos pelo rapto e assassinato da criança, nove dias depois de um júri de um tribunal de Nova Iorque ter deliberado sobre o caso. A sentença deve ser anunciada no próximo dia 28.

Pedro Hernández era empregado de um bar próximo do local onde vivia Etan e assumiu o seu assassinato em 2012, quando contou à polícia que atraiu a criança oferecendo-lhe um refrigerante. Depois, terá estrangulado o rapaz e colocado o seu corpo num saco, que abandonou num beco cheio de lixo.

O homem tornou-se o principal suspeito do crime, depois de um familiar ter revelado às autoridades que ouviu Hernández dizer que tinha assassinado um rapaz.

No entanto, os seus advogados sempre questionaram esta confissão, alegando que Hernández sofre de esquizofrenia e não consegue distinguir a realidade da fantasia.

Segundo o jornal Newsday, um psiquiatra, ouvido como testemunha, disse que a confissão pode ter sido resultado de alucinações. A filha do suspeito também contou que ouviu o pai falar de visões de anjos e demónios.

“Pedro Hernández é um homem estranho, limitado e vulnerável“, disse o advogado Harvey Fishbein na argumentação final. “Ele é inocente”, destacou.

No entanto, os promotores do caso consideraram que o homem simulou ou exagerou os sintomas da sua alegada doença mental.

Símbolo das crianças desaparecidas

No dia 25 de maio, o desaparecimento de Etan Patz vai fazer 38 anos. É considerado um dos crimes mais antigos e dolorosos da cidade de Nova Iorque e inspirou, na altura, o Presidente Ronald Reagan a declarar este dia como o “Dia Nacional das Crianças Desaparecidas”.

Além disso, a fotografia do jovem foi uma das primeiras a surgir em milhares de pacotes de leite, uma estratégia inédita para divulgar, por todo o país, o desaparecimento da criança.

Os seus pais, Stanley e Julie Patz, tornaram-se ativistas de causas ligadas a crianças desaparecidas e foram uns dos principais responsáveis pela criação de leis locais e nacionais para melhorar a proteção das crianças.

Caso disso é, por exemplo, a rotina de tanto os pais como os estabelecimentos de ensino se comunicarem mutuamente quando uma determinada criança não aparece na escola ou está ausente por algum motivo.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …