Zelenskyy quer um igual: como funciona a Cúpula de Ferro, o sistema de defesa aéreo de Israel?

Tim Ireland / EPA

Volodymyr Zelenskyy na cimeira da NATO

Presidente da Ucrânia atirou: “O mundo inteiro viu o que significa uma verdadeira defesa”, referindo-se ao ataque do Irão.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, apelou aos países aliados para que tomem medidas necessárias para criar na Ucrânia uma rede de defesa aérea semelhante à israelita.

Israel intercetou na madrugada de domingo quase todos os `drones` e mísseis disparados pelo Irão contra o Estado judaico.

O mundo inteiro viu o que significa uma verdadeira defesa. Vê que é possível. E o mundo inteiro viu que Israel não estava sozinho nesta defesa, uma vez que a ameaça aérea foi combatida também pelos aliados”, disse Zelenskyy no domingo à noite, referindo-se à neutralização dos projéteis iranianos pelos aliados de Israel a partir de bases na região.

O Presidente ucraniano recordou que, na semana passada, a Rússia lançou 130 `drones` iranianos Shahed, 80 mísseis e cerca de 700 bombas aéreas guiadas contra a Ucrânia.

Estes ataques causaram novamente vítimas civis e destruíram ou danificaram várias centrais elétricas ucranianas, entre outras infraestruturas.

“Quando a Ucrânia diz que os seus aliados não devem fechar os olhos aos mísseis e aos `drones`, isso significa que é necessário agir”, reiterou Zelenskyy, acrescentando que a eficácia das defesas israelitas demonstrou que a “unidade” entre os aliados “proporciona a melhor defesa”.

O que é o Iron Dome

Israel, como se sabe, tem um dos melhores sistemas de defesa aérea a nível mundial.

Aliás, tem um dos melhores sistemas de defesa do mundo no geral – esse foi um dos fatores surpreendentes quando o Hamas atacou Israel no dia 7 de Outubro do ano passado.

No sistema de defesa aérea destaca-se a Cúpula de Ferro, ou Iron Dome. Como lembra a RTP, este sistema foi criado em 2006, na altura do conflito no Líbano com o Hezbollah – que matou dezenas de israelitas através de ataques aéreos. Só começou a ser utilizado cinco anos depois.

Combate essencialmente armas de curto alcance. Opera sob qualquer clima, usa radares para localizar rockets, drones ou mísseis e consegue identificar quais vão atingir zonas habitadas – ou seja, só trava os aparelhos que iam atingir pessoas ou construções.

Israel tem várias baterias associadas à Cúpula de Ferro: cada bateria tem três a quatro lançadores que conseguem disparar 20 mísseis intercetores. Os mísseis percorrem um trajeto em arco e, nessa viagem, destroem os mísseis ou drones inimigos.

Cada intercetor do Iron Dome, com 3 metros de comprimento e 15 centímetros de largura, custa cerca de 40 mil euros. Já um sistema completo (radares, computadores e três a quatro lançadores) custa quase 100 milhões de euros.

Israel tem 10 sistemas Cúpula de Ferro a funcionar.

Outro sistema, o Arrow, serve para defender Israel de armas de longo alcance.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.