Zambrius pirateou mais ministérios enquanto aguarda recurso de pena de prisão

O jovem hacker Zambrius terá pirateado mais ministérios portugueses enquanto aguarda pelo recurso de uma pena de prisão de seis anos.

Tomás Pedroso, jovem hacker de 21 anos conhecido como Zambrius, terá acedido ilegalmente aos sistemas informáticos do Ministério da Economia, do Ministério da Justiça e do Ministério do Trabalho e Segurança Social. A informação foi avançada pelo próprio pirata informáticos, através das redes sociais.

Natural da Ericeira, Zambrius foi condenado a seis anos de prisão, mas encontra-se em liberdade enquanto aguarda pelo recurso da sentença. O fundador do grupo Cyberteam começou a sua ‘carreira’ aos 15 anos e já foi apanhado pelas autoridades diversas vezes, tendo até sido internado durante dois anos num centro educativo.

Contactada pelo Expresso, fonte da Polícia Judiciária confirma que a unidade de combate ao cibercrime está a investigar os possíveis acessos aos servidores dos ministérios portugueses. A mesma fonte sugere que, dada a experiência de Zambrius, é provável que tenha mesmo pirateado os servidores.

Esta não seria a primeira vez que o hacker mostra atividade já depois de ter sido condenado.

Em maio, uma das plataformas do Júri Nacional de Exames poderá ter sido alvo de um acesso indevido por parte de Zambrius. Um mês depois, o jovem assegurou ter invadido os servidores da Câmara Municipal de Lisboa, embora a autarquia tenha admitido que não passou de uma tentativa falhada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.