#YachtWatch. A caça aos mega-iates dos oligarcas russos tornou-se um desporto na internet

2

Tari Tari / Flickr

Solaris, o mega-iate de Roman Abramovich.

A caça aos mega-iates dos oligarcas russos tornou-se um desporto na internet, com muitos a tentarem localizar as embarcações.

O bilionário russo Alisher Usmanov foi sancionado pela União Europeia e dois dias depois o seu iate Dilbar, avaliado em quase 600 milhões de dólares, foi apreendido pelas autoridades alemãs, noticiou esta quarta-feira a Forbes.

De acordo com três fontes da indústria de iates, um dos bens mais valiosos de Usmanov, o iate Dilbar, de 512 pés, foi apreendido pelas autoridades alemãs na cidade de Hamburgo, no norte.

Usmanov não é o único bilionário russo com um mega-iate: a Forbes e os especialistas de avaliação de iates VesselsValue detetaram 32 deles. Apesar de ter sido alvo das sanções da União Europeia na segunda-feira, Usmanov ainda não comentou sobre as mesmas ou acerca da guerra na Ucrânia.

Também em França, o CEO da produtora de petróleo russa Rosneft, Igor Sechin, viu o seu iate de 280 pés ser apreendido.

Os oligarcas russos continuam a atravessar o mundo nos seus jatos particulares e iates, apesar das sanções aplicadas.

Alguns deles começaram a transferir os seus iates para o Montenegro e para as Maldivas, possivelmente numa tentativa de evitar que fossem confiscados, escreve a CNBC.

Enquanto isso, na Internet, há pessoas a fazer desporto da caça aos mega-iates dos oligarcas russos.

Em janeiro, o ex-oficial da CIA Alex Finley publicou uma fotografia do porto de Barcelona, identificando mega-iates que pertenciam a quatro oligarcas russos.

“Tirei esta foto panorâmica do porto de Barcelona hoje. De cabeça, vejo quatro superiates russos. 1. Solaris (Abramovich) 2. Galactica Super Nova (Vagit Alekperov) 3. Aurora (Andrey Molchanov) 4. Sea Rhapsody (Andrey Kostin)”, lê-se no tweet.

Num outro tweet publicado no dia 22 de fevereiro, Finley disse que fez da sua missão de vida “estar lá quando o iate de Roman Abramovich MY SOLARIS for apreendido pelas autoridades espanholas”.

Na semana passada, um ucraniano foi detido pela Guardia Civil por ter tentado afundar um iate de luxo de Alexander Mijeev, CEO da Rosoboronexport, uma empresa russa de armamento militar, noticiou o Mallorca Daily Bulletin.

“Bem, fãs do #YachtWatch, alguém resolveu o problema pelas suas próprias mãos”, escreveu Finley no Twitter.

Ao longo do tempo, Finley foi atualizando a situação de vários dos iates. Por exemplo, ainda esta quarta-feira, o norte-americano escrevia que tanto o Solaris — de Roman Abramovich —, como o Aurora — de Andrey Molchanov —, continuavam atracados, sem serem confiscados.

“Estamos a unir-nos aos aliados europeus para encontrar e apreender os seus iates, os seus apartamentos de luxo, os seus jatos particulares”, disse o Presidente norte-americano, Joe Biden, na terça-feira.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. A Rússia, com um PIB equivalente ao da Península Ibérica, tem tantos multimilionários… e ainda há quem lhes chame comunistas!…

  2. PIB é o total da riqueza produzida a dividir pelo número de habitantes
    Mostra que na Rússia toda a riqueza está nas mãos de poucos magnatas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.