Depois de Musk, jovem está agora a rastrear os jatos de oligarcas russos

O mesmo jovem que ganhou popularidade ao rastrear o jato privado de Elon Musk, está agora a fazer o mesmo com os jatos e helicópteros de oligarcas russos.

@ElonJet é uma das 15 contas de rastreio de voo que Jack Sweeney criou, geridas por bots que o estudante universitário de 19 anos programou que monitorizam dados de tráfego aéreo disponíveis publicamente.

O localizador de Elon Musk é o mais popular, com mais de 390 mil seguidores na rede social.

Agora, segundo a Business Insider, o jovem tem um novo alvo: oligarcas russos. A conta de Twitter @RUOligarchJets permite rastrear os movimentos dos jatos privados de vários multimilionários russos, como por exemplo Roman Abramovich.

A conta entrou no ativo depois de os EUA terem sancionado vários membros do círculo íntimo do Presidente russo, Vladimir Putin.

Sweeney, de 19 anos, fez correr muita tinta na imprensa internacional depois de dizer que Musk lhe ofereceu 5 mil dólares para apagar a conta que rastreava o seu jato particular. O jovem rebateu com uma proposta de 50 mil dólares, mas o CEO da Tesla e SpaceX rejeitou.

Os oligarcas russos continuam a atravessar o mundo nos seus jatos particulares e iates, apesar das sanções aplicadas.

Alguns deles começaram a transferir os seus iates para o Montenegro e para as Maldivas, possivelmente numa tentativa de evitar que fossem confiscados, escreve a CNBC.

Por exemplo, ainda esta quarta-feira, Abramovich viajou num dos seus jatos até Ankara, na Rússia, num voo que durou aproximadamente 35 minutos. Há ainda informações de que foram gastos 908kg de combustível, com um custo aproximado de 1.500 dólares. Foram emitidas três toneladas de CO2.

Também na segunda-feira, Abramovich viajou até às Caraíbas de helicóptero.

O deputado britânico Chris Bryant acusou recentemente o proprietário do Chelsea de estar a vender apressadamente propriedades no Reino Unido para evitar possíveis sanções financeiras.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.