Xeque-mate. Os Vikings jogavam “xadrez” (e uma das suas peças raras foi encontrada)

Uma equipa de investigadores da Universidade de Durham, no Reino Unido, e da organização de arqueologia DigVentures encontrou uma peça de um jogo de tabuleiro com 1.200 anos. A peça será o “rei” de um jogo da época dos Vikings semelhante ao que hoje conhecemos como o xadrez.

O tesouro arqueológico foi descoberto em Lindisfarne, uma pequena ilha remota de enorme significado religioso e cultural na região de Northumberland.

A peça será o “rei” do jogo de tabuleiro Viking hnefatafl (“mesa do rei”), que é semelhante ao xadrez. É feita de vidro branco e azul e tem o tamanho de um pequeno doce ou chocolate.

Parte do seu valor deve-se à sua idade. De acordo com o especialistas, a peça remonta a cerca de 1.200 anos, sendo originária do século VIII ou IX. Nessa altura, as incursões Viking na Grã-Bretanha estavam apenas a começar. Os 300 anos de revolta seguintes remodelariam o país para sempre.

Apesar disso, os investigadores não sabem se a peça tenha sido levada para lá pelos Vikings. “Muitas pessoas estarão familiarizadas com as versões Viking do jogo e muita gente perguntar-se-á se esta peça de jogo foi descartada por um Viking durante o ataque a Lindisfarne”, disse a arqueóloga Lisa Westcott Wilkins, diretora administrativa da DigVentures, em comunicado. “Acreditamos que pertencia a uma versão do jogo que era disputada pelas elites do norte da Grã-Bretanha antes dos Vikings chegarem”.



Se a peça é de uma versão local do hnefatafl, mostra a crescente influência da cultura nórdica no antigo mosteiro de Lindisfarne e no resto da região medieval da Nortúmbria.

“É incrível pensar que, quando os Vikings lá chegaram, poderiam, em teoria, sentar-se com os monges de Lindisfarne a jogar um jogo que seria familiar para ambas as culturas, embora quase certamente discutissem sobre as regras”, disse Westcott Wilkins.

“A grande qualidade desta peça sugere que este não é um jogo antigo”, disse David Petts, arqueólogo da Universidade de Durham, em declarações ao jornal britânico The Guardian. “Alguém na ilha está a viver um estilo de vida de elite”.

Este é apenas o segundo pedaço de vidro a ser descoberto nas Ilhas Britânicas. O xadrez chegou à Europa mais tarde durante os séculos XI e XII. De acordo com os especialistas, a descoberta da peça ajuda a mostrar como Lindisfarne era um lugar movimentado e vibrante – longe da imagem de austeridade e simplicidade associada ao cristianismo medieval.

O objeto ajuda a pintar uma imagem mais detalhada da vida em Lindisfarne na época. Anéis de cobre, um alfinete de cobre e uma pequena fivela de bronze também foram encontrados durante a última temporada de escavação.

A forma como a peça foi encontrada também é peculiar. A DigVentures é uma empresa de financiamento coletivo (crowdfunding) que depende de doações e apoio do público para financiar escavações. O trabalho em Lindisfarne está em andamento há quatro temporadas. Esta peça foi encontrada pela mãe de um dos arqueólogos, que visitava as escavações, o que mostra que os voluntários se podem envolver nos mais valiosos achados arqueológicos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …