Xeque-mate. Os Vikings jogavam “xadrez” (e uma das suas peças raras foi encontrada)

Uma equipa de investigadores da Universidade de Durham, no Reino Unido, e da organização de arqueologia DigVentures encontrou uma peça de um jogo de tabuleiro com 1.200 anos. A peça será o “rei” de um jogo da época dos Vikings semelhante ao que hoje conhecemos como o xadrez.

O tesouro arqueológico foi descoberto em Lindisfarne, uma pequena ilha remota de enorme significado religioso e cultural na região de Northumberland.

A peça será o “rei” do jogo de tabuleiro Viking hnefatafl (“mesa do rei”), que é semelhante ao xadrez. É feita de vidro branco e azul e tem o tamanho de um pequeno doce ou chocolate.

Parte do seu valor deve-se à sua idade. De acordo com o especialistas, a peça remonta a cerca de 1.200 anos, sendo originária do século VIII ou IX. Nessa altura, as incursões Viking na Grã-Bretanha estavam apenas a começar. Os 300 anos de revolta seguintes remodelariam o país para sempre.

Apesar disso, os investigadores não sabem se a peça tenha sido levada para lá pelos Vikings. “Muitas pessoas estarão familiarizadas com as versões Viking do jogo e muita gente perguntar-se-á se esta peça de jogo foi descartada por um Viking durante o ataque a Lindisfarne”, disse a arqueóloga Lisa Westcott Wilkins, diretora administrativa da DigVentures, em comunicado. “Acreditamos que pertencia a uma versão do jogo que era disputada pelas elites do norte da Grã-Bretanha antes dos Vikings chegarem”.

Se a peça é de uma versão local do hnefatafl, mostra a crescente influência da cultura nórdica no antigo mosteiro de Lindisfarne e no resto da região medieval da Nortúmbria.

“É incrível pensar que, quando os Vikings lá chegaram, poderiam, em teoria, sentar-se com os monges de Lindisfarne a jogar um jogo que seria familiar para ambas as culturas, embora quase certamente discutissem sobre as regras”, disse Westcott Wilkins.

“A grande qualidade desta peça sugere que este não é um jogo antigo”, disse David Petts, arqueólogo da Universidade de Durham, em declarações ao jornal britânico The Guardian. “Alguém na ilha está a viver um estilo de vida de elite”.

Este é apenas o segundo pedaço de vidro a ser descoberto nas Ilhas Britânicas. O xadrez chegou à Europa mais tarde durante os séculos XI e XII. De acordo com os especialistas, a descoberta da peça ajuda a mostrar como Lindisfarne era um lugar movimentado e vibrante – longe da imagem de austeridade e simplicidade associada ao cristianismo medieval.

O objeto ajuda a pintar uma imagem mais detalhada da vida em Lindisfarne na época. Anéis de cobre, um alfinete de cobre e uma pequena fivela de bronze também foram encontrados durante a última temporada de escavação.

A forma como a peça foi encontrada também é peculiar. A DigVentures é uma empresa de financiamento coletivo (crowdfunding) que depende de doações e apoio do público para financiar escavações. O trabalho em Lindisfarne está em andamento há quatro temporadas. Esta peça foi encontrada pela mãe de um dos arqueólogos, que visitava as escavações, o que mostra que os voluntários se podem envolver nos mais valiosos achados arqueológicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …