/

Xarope para a tosse usado como droga. Como dois franceses enganaram farmácias portuguesas

(cv) ACS

Dois cidadãos franceses de 25 anos foram detidos pela PSP de Lisboa por suspeitas de tráfico de droga depois de terem comprado quase 180 frascos de um xarope para a tosse que está a ser usado como droga em várias cidades europeias, incluindo em Portugal.

Em quatro dias, estes dois franceses compraram 178 frascos do remédio Toseína em farmácias de Lisboa e do Algarve. Trata-se de um xarope para a tosse que contém codeína, um analgésico derivado da morfina que pode causar dependência e um efeito semelhante ao da heroína.

Os dois franceses conseguiram uma receita electrónica através de uma teleconsulta, inventando sintomas para obterem a receita para o xarope, como reporta o Correio da Manhã (CM).

Depois, imprimiram a receita e, assim, conseguiram mudar o número de frascos que teriam para comprar – a receita só incluía dois, mas eles aumentaram esse número até conseguirem comprar os tais 178 frascos, altura em que foram detidos.

Este medicamento só pode ser vendido com receita médica. Mas os dois franceses tiraram partido do facto de serem estrangeiros e de não terem número de utente no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Assim, conseguiram contornar o sistema de controlo do SNS que torna uma receita inutilizável após ter sido aviada.

Cada frasco custou 4 euros por unidade e os dois suspeitos pretendiam enviar os xaropes para França com o intuito de produzir “Purple Drank”, ou “Lean”, uma
“bebida” que é usada como droga em ambientes nocturnos em várias cidades europeias, incluindo em Portugal.

Esta “bebida” é uma mistura de refrigerantes com o xarope e causa adrenalina e euforia.

A PSP apreendeu 178 frascos que correspondem a “44.250 mililitros de Toseína”, como avança o CM. “Equivalem a cerca de 53 kg de heroína“, nota uma fonte policial ao CM.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.