/

Xanana Gusmão e Kirsty Sword anunciam divórcio

unisa.edu.au

Kirsty Sword Gusmão, mjulher do primeiro presidente Timorense Xanana Gusmão

Kirsty Sword Gusmão, mjulher do primeiro presidente Timorense Xanana Gusmão

O ex-primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão e a sua mulher, a australiana Kirsty Sword anunciaram este sábado em comunicado que se vão divorciar.

“Gostaríamos de informar os nossos amigos e colegas e todos aqueles que sempre nos apoiaram sobre a nossa decisão de divórcio”, referem em comunicado.

O casal viu-se pela última vez durante uma recente visita de Xanana Gusmão à cidade australiana de Melbourne, onde Kirsty Sword vive actualmente com os três filhos comuns.

“Ambos dedicámos muito das nossas vidas a procurar e a assegurar a independência para Timor-Leste e depois toda a nossa vida enquanto casal a trabalhar nos vários estádios e desafios associados, e construção de uma nação a partir do nada”, acrescentam no documento.

Os dois dizem que vão continuar a trabalhar juntos quer no apoio a Timor-Leste quer no cuidado das crianças.

Kirsty Sword, que tem estado na Austrália desde final de 2012, onde iniciou um tratamento a um cancro da mama, vai manter o seu cargo enquanto presidente na Fundação Alola e embaixadora da boa vontade de Timor-Leste para a educação, adiantam.

Macmillan

Foto de Xanana e Kirsty Sword na capa do seu  livro "A Woman of Independence". Uma história de amor e do nascimento de uma nação

Foto de Xanana e Kirsty Sword na capa do seu livro “A Woman of Independence”. Uma história de amor e do nascimento de uma nação

Primeiro presidente e ex-primeiro-ministro de Timor Leste, Xanana Gusmão é o actual ministro do Planeamento e Investimento Estratégico do país.

“Claro que encaramos o futuro com alguma tristeza, mas sem arrependimento, porque a nossa parceria e jornada foram únicas e ricas em experiência e assim continuará a ser”, escrevem no comunicado.

Declarando-se “unidos na perspectiva de um Timor-Leste pacífico e próspero”, pedem privacidade, particularmente para os filhos, “neste momento difícil”.

Xanana e Kirsty conheceram-se em dezembro de 1994 quando Xanana cumpria uma pena de prisão de 20 anos em Cipinang, Jakarta, Indonésia.

Casaram-se em 2000, em Díli (Timor-Leste), e têm três filhos: Alexandre, Kay Olok e Daniel.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.