O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas do emblema britânico.
Ainda há sete anos, o Wigan sagrou-se campeão da Taça de Inglaterra, após bater o Manchester City na final, por 1-0. O golo decisivo apareceu já no fim da partida, por intermédio de Ben Watson.
O Wigan é o primeiro clube em Inglaterra a declarar falência devido ao novo coronavírus, embora noutros países haja exemplo de casos semelhantes. Na Alemanha, o tetracampeão Kaiserslautern também deu entrada com um pedido de insolvência após se afundar em dívidas.
Gerald Krasner, um dos três administradores apontados pelo Wigan para tentar inverter a situação financeira do clube, disse que o objetivo é garantir que o clube completa os jogos que restam até ao final da temporada e “encontre com urgência” uma solução para salvar os empregos dos jogadores e equipa técnica.
Segundo o Jornal Económico, o Wigan registou, em 2019, um prejuízo de 9,2 milhões de libras (cerca de 10 milhões de euros).
“O Wigan Athletic tem sido um ponto focal e fonte de orgulho para a cidade desde 1932, e qualquer pessoa interessada em comprar esta instituição desportiva histórica deve entrar em contacto diretamente com os administradores”, disse ainda Krasner.
Os ‘The Latics’ ocupam atualmente o 14.º lugar do Championship, o segundo escalão do futebol inglês.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe