/

WhatsApp com falhas a nível mundial. O que se passa afinal?

Centenas de pessoas em todo o mundo estão a reportar falhas na aplicação de mensagens WhatsApp desde o fim da madrugada desta terça-feira. O serviço já terá voltado, embora ainda com algumas intermitências.

Portais que fazem a monitorização em tempo real do funcionamento das redes sociais revelam que a app está a sofrer perturbações em vários países do mundo, incluindo em Portugal.

Não está a ser possível enviar, nem receber mensagens através da aplicação que é usada por milhões de pessoas em todo o mundo. Nas redes sociais, muitos se têm queixado da impossibilidade de a usar.

O site Downdetector que monitoriza o funcionamento de serviços online com base em queixas dos utilizadores reporta falhas em Portugal desde pouco antes das 8 da manhã. Nessa altura, muitos portugueses terão começado a tentar usar a app, após terem começado as suas jornadas de trabalho. Mas os problemas já se terão verificado durante a madrugada em diversos países.

Downdetector

WhatsApp

Utilizadores reportam falhas em Portugal no WhatsApp desde pouco antes das 8 da manhã.

As dificuldades são tanto para quem tenta aceder ao WhatsApp através da aplicação no telemóvel ou do site na web. Assim, pode estar em causa um problema ao nível do servidor.

Mas, até ao momento, ainda não há qualquer explicação oficial da empresa que detém o WhatsApp, a Meta, também proprietária do Facebook, quanto às causas destas perturbações.

Um porta-voz da Meta confirmou à CNBC a existência de problemas. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão, nesta altura, a ter problemas no envio de mensagens e estamos a trabalhar para restaurar o WhatsApp para todos o mais depressa possível“, salienta esta fonte.

Em Portugal, o serviço continuava indisponível, ou com problemas, até pouco antes das 10 da manhã. Pelas 10:15 horas, alguns utilizadores já conseguiam receber e enviar mensagens. Contudo, o serviço mantém-se com algumas intermitências.

No ano passado, o WhatsApp também esteve em baixo no âmbito de uma falha que afectou igualmente o Facebook e o Instagram, ambos detidos pela Meta. Na altura, a empresa noticiou que os problemas surgiram devido a uma mudança de configuração.

O WhatsApp tem cerca de 2 mil milhões de utilizadores, sendo especialmente popular em países como Brasil e Índia. Nesta altura do ano, decorre a temporada festiva na Índia e é uma época onde os utilizadores da plataforma ainda a usam “mais do que o normal para enviar saudações”, sublinha a Reuters.

A app também é usada em diversos países por muitas empresas e negócios para comunicações importantes, pelo que as falhas podem estar a ser bastante prejudiciais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.