A Warner Bros. quer levar ‘Mulher-Maravilha’ aos Óscares

(dr) Warner Bros.

A Warner Bros. vai iniciar uma grande campanha de promoção de Mulher-Maravilha para a época de prémios deste inverno. O objetivo é chegar aos Óscares com Mulher-Maravilha nomeado para Melhor Filme e Patty Jenkins nomeada para Melhor Realizador.

Segundo a Variety, a “formidável campanha” está prestes a entrar em marcha, não obstante os elevados custos de publicidade, de eventos com os participantes do filme e do envio de cópias marcadas do filme para votantes das associações e academias de prémios. O estúdio quer também reintroduzir o filme nas salas americanas no outono.

A acontecer, as nomeações para Melhor Filme e Melhor Realizador seriam as primeiras atribuídas a um filme baseado em banda-desenhada na história dos Óscares.

Caso Jenkins seja nomeada, será a primeira mulher nomeada ao Óscar de Melhor Realizador desde 2010, ano em que Kathryn Bigelow foi nomeada – e vencedora – por Estado de Guerra. Bigelow permanece, até hoje, a única mulher a vencer o galardão.

O prospeto destas eventuais nomeações é o mais recente passo de uma produção que tem quebrado recordes.

Mulher-Maravilha foi o filme realizado por uma mulher com maior orçamento de sempre (cerca de 150 milhões de dólares) e a aposta teve sucesso: até à data, é já o 4.º filme mais lucrativo de 2017, com mais de 780 milhões de dólares arrecadados internacionalmente, e também o filme mais lucrativo de sempre realizado por uma mulher.

A aversão da Academia à banda-desenhada

Em 2009, Heath Ledger venceu o Óscar de Melhor Ator Secundário, o que representou o primeiro prémio de uma das principais categorias dos Óscars a ser ganho por um filme baseado em BD.

Apesar deste sucesso, foram muitas as vozes que se levantaram contra os Óscares quando, no mesmo ano, o filme em que Ledger entrou – o aclamado O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan – falhou a nomeação para Melhor Filme.

A revolta é tida como o motivo para o alargamento do leque de nomeados ao Óscar de Melhor Filme de 5 para 10, efetuado em 2010. Entretanto, as regras foram alteradas: desde 2012, conforme a quantidade de votos nas nomeações para Melhor Filme, o número de filmes pode estar entre 5 e 10.

O alargamento surtiu o seu efeito: desde 2010 que blockbusters, como A Origem (em 2011), Gravidade (em 2014), Mad Max: Estrada da Fúria e Perdido em Marte (ambos em 2016), encontraram o seu lugar nas nomeações ao grande Óscar.

Ainda está para chegar, no entanto, uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme para uma obra baseada em banda-desenhada. Desde 2010, Deadpool foi, discutivelmente, o filme que esteve mais perto deste feito que Mulher-Maravilha procura agora alcançar.

PARTILHAR

RESPONDER

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …