A Warner Bros. quer levar ‘Mulher-Maravilha’ aos Óscares

(dr) Warner Bros.

A Warner Bros. vai iniciar uma grande campanha de promoção de Mulher-Maravilha para a época de prémios deste inverno. O objetivo é chegar aos Óscares com Mulher-Maravilha nomeado para Melhor Filme e Patty Jenkins nomeada para Melhor Realizador.

Segundo a Variety, a “formidável campanha” está prestes a entrar em marcha, não obstante os elevados custos de publicidade, de eventos com os participantes do filme e do envio de cópias marcadas do filme para votantes das associações e academias de prémios. O estúdio quer também reintroduzir o filme nas salas americanas no outono.

A acontecer, as nomeações para Melhor Filme e Melhor Realizador seriam as primeiras atribuídas a um filme baseado em banda-desenhada na história dos Óscares.

Caso Jenkins seja nomeada, será a primeira mulher nomeada ao Óscar de Melhor Realizador desde 2010, ano em que Kathryn Bigelow foi nomeada – e vencedora – por Estado de Guerra. Bigelow permanece, até hoje, a única mulher a vencer o galardão.

O prospeto destas eventuais nomeações é o mais recente passo de uma produção que tem quebrado recordes.

Mulher-Maravilha foi o filme realizado por uma mulher com maior orçamento de sempre (cerca de 150 milhões de dólares) e a aposta teve sucesso: até à data, é já o 4.º filme mais lucrativo de 2017, com mais de 780 milhões de dólares arrecadados internacionalmente, e também o filme mais lucrativo de sempre realizado por uma mulher.

A aversão da Academia à banda-desenhada

Em 2009, Heath Ledger venceu o Óscar de Melhor Ator Secundário, o que representou o primeiro prémio de uma das principais categorias dos Óscars a ser ganho por um filme baseado em BD.

Apesar deste sucesso, foram muitas as vozes que se levantaram contra os Óscares quando, no mesmo ano, o filme em que Ledger entrou – o aclamado O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan – falhou a nomeação para Melhor Filme.

A revolta é tida como o motivo para o alargamento do leque de nomeados ao Óscar de Melhor Filme de 5 para 10, efetuado em 2010. Entretanto, as regras foram alteradas: desde 2012, conforme a quantidade de votos nas nomeações para Melhor Filme, o número de filmes pode estar entre 5 e 10.

O alargamento surtiu o seu efeito: desde 2010 que blockbusters, como A Origem (em 2011), Gravidade (em 2014), Mad Max: Estrada da Fúria e Perdido em Marte (ambos em 2016), encontraram o seu lugar nas nomeações ao grande Óscar.

Ainda está para chegar, no entanto, uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme para uma obra baseada em banda-desenhada. Desde 2010, Deadpool foi, discutivelmente, o filme que esteve mais perto deste feito que Mulher-Maravilha procura agora alcançar.

PARTILHAR

RESPONDER

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …