W52 troca Sporting pelo FC Porto, leões evocam problemas de doping

Quando parecia que tudo estava firmado entre o clube leonino e a W52, o FC Porto entrou sorrateiro nas negociações e levou a melhor. Sporting justifica desistência por motivos relacionados com doping.

Depois de na quinta-feira ter sido dada como certa a parceria entre a W52 e o Sporting, o FC Porto anunciou este domingo que também vai voltar ao ciclismo… com a W52.

Ainda não são conhecidos os motivos que levaram à desistência do clube leonino, certo é que os dragões, juntamente com o Porto Canal, levaram a melhor na corrida pela equipa que venceu as três últimas edições da Volta a Portugal.

“Estou imensamente esperançado que a nova equipa que agora nasce vai ter sucesso. Foi a pensar em todos os portistas que sempre me perguntavam quando íamos ter ciclismo, na sua vontade e no que o ciclismo representa como propaganda do clube que fizemos este acordo válido por cinco anos”, afirmou Pinto da Costa em declarações ao Porto Canal, citado pelo Jornal de Notícias.

“Naturalmente, estou feliz pela colaboração com a W52, que tem sido um grande suporte do ciclismo nacional. Numa conjugação de esforços com o senhor Adriano Quintanilha e com o Nuno Ribeiro, o diretor desportivo, conseguimos entre os três um entendimento perfeito e rápido, mas com os pés bem assentes no chão”, prosseguiu.

Já o clube leonino garante ter ficado satisfeito com o desfecho das negociações, depois de a equipa não ter esclarecido dúvidas quanto a “procedimentos relacionados com análise e controlo antidoping“.

O Sporting não foi enganado, mas, se não tivéssemos sido prudentes, poderíamos ter sido enganados ou eventualmente estar envolvidos num problema que mais tarde se poderia revelar ruinoso”, disse à agência Lusa, citado pelo mesmo jornal, Vicente Moura, o vice-presidente para as modalidades do clube.

O dirigente garante que, algumas horas depois de o processo estar quase concluído, começou a receber telefonemas de alerta porque a equipa em questão “tinha tido problemas, que havia outras coisas”.

“Eu fiz aquilo que qualquer pessoa responsável faria: avisei o presidente e ele, prudentemente, disse-me: então vamos suspender isto. Deu ordem, não só para suspender, mas para passar o assunto para os nossos assessores jurídicos. Sei que os esclarecimentos que pediram não chegaram”, conta.

“Hoje vou dormir tranquilo, porque por um lado este acordo soçobrou e por outra ficou demonstrado que estas pessoas não são pessoas em quem possamos confiar“, confessou.

O FC Porto regressa assim ao ciclismo, 31 anos depois de ter integrado o pelotão pela última vez, enquanto que o Sporting se mantém em stand by, numa luta que o vice-presidente diz que “para já não acabou”.

Em declarações à TSF, Vicente Moura assegura que o objetivo de devolver a modalidade a todos os adeptos se mantém e que já está em contacto com outras equipas interessadas.

“Telefonaram-me responsáveis de quatro equipas que andam na Volta a Portugal. São equipas que não têm ‘sponsors'”, confirmou o vice-presidente.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma grande vitória do claqueiro gordo anafado do “Bruninho Trapalhadas”.
    DANILO, CICLISMO, DOYEN, …” Mas que grande OTÁRIO!

    FCP FCP FCP VIVA

  2. O FCP que se prepare porque o Bruno de Carvalho não dorme. Agora vai deixar os galináceos em paz e virar-se para os dragões. Será um problema de doping?

RESPONDER

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …