W52 troca Sporting pelo FC Porto, leões evocam problemas de doping

Quando parecia que tudo estava firmado entre o clube leonino e a W52, o FC Porto entrou sorrateiro nas negociações e levou a melhor. Sporting justifica desistência por motivos relacionados com doping.

Depois de na quinta-feira ter sido dada como certa a parceria entre a W52 e o Sporting, o FC Porto anunciou este domingo que também vai voltar ao ciclismo… com a W52.

Ainda não são conhecidos os motivos que levaram à desistência do clube leonino, certo é que os dragões, juntamente com o Porto Canal, levaram a melhor na corrida pela equipa que venceu as três últimas edições da Volta a Portugal.

“Estou imensamente esperançado que a nova equipa que agora nasce vai ter sucesso. Foi a pensar em todos os portistas que sempre me perguntavam quando íamos ter ciclismo, na sua vontade e no que o ciclismo representa como propaganda do clube que fizemos este acordo válido por cinco anos”, afirmou Pinto da Costa em declarações ao Porto Canal, citado pelo Jornal de Notícias.

“Naturalmente, estou feliz pela colaboração com a W52, que tem sido um grande suporte do ciclismo nacional. Numa conjugação de esforços com o senhor Adriano Quintanilha e com o Nuno Ribeiro, o diretor desportivo, conseguimos entre os três um entendimento perfeito e rápido, mas com os pés bem assentes no chão”, prosseguiu.

Já o clube leonino garante ter ficado satisfeito com o desfecho das negociações, depois de a equipa não ter esclarecido dúvidas quanto a “procedimentos relacionados com análise e controlo antidoping“.

O Sporting não foi enganado, mas, se não tivéssemos sido prudentes, poderíamos ter sido enganados ou eventualmente estar envolvidos num problema que mais tarde se poderia revelar ruinoso”, disse à agência Lusa, citado pelo mesmo jornal, Vicente Moura, o vice-presidente para as modalidades do clube.

O dirigente garante que, algumas horas depois de o processo estar quase concluído, começou a receber telefonemas de alerta porque a equipa em questão “tinha tido problemas, que havia outras coisas”.

“Eu fiz aquilo que qualquer pessoa responsável faria: avisei o presidente e ele, prudentemente, disse-me: então vamos suspender isto. Deu ordem, não só para suspender, mas para passar o assunto para os nossos assessores jurídicos. Sei que os esclarecimentos que pediram não chegaram”, conta.

“Hoje vou dormir tranquilo, porque por um lado este acordo soçobrou e por outra ficou demonstrado que estas pessoas não são pessoas em quem possamos confiar“, confessou.

O FC Porto regressa assim ao ciclismo, 31 anos depois de ter integrado o pelotão pela última vez, enquanto que o Sporting se mantém em stand by, numa luta que o vice-presidente diz que “para já não acabou”.

Em declarações à TSF, Vicente Moura assegura que o objetivo de devolver a modalidade a todos os adeptos se mantém e que já está em contacto com outras equipas interessadas.

“Telefonaram-me responsáveis de quatro equipas que andam na Volta a Portugal. São equipas que não têm ‘sponsors'”, confirmou o vice-presidente.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma grande vitória do claqueiro gordo anafado do “Bruninho Trapalhadas”.
    DANILO, CICLISMO, DOYEN, …” Mas que grande OTÁRIO!

    FCP FCP FCP VIVA

  2. O FCP que se prepare porque o Bruno de Carvalho não dorme. Agora vai deixar os galináceos em paz e virar-se para os dragões. Será um problema de doping?

RESPONDER

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …