O maior vulcão ativo do mundo entra em erupção e causa mais de uma dúzia de terramotos

(dr) USGS

Vulcão Mauna Loa

O Serviço Meteorológico Nacional do Havai emitiu um aviso de queda de cinzas após o início de uma erupção no Mauna Loa, o maior vulcão da Terra.

A erupção, a primeira em quase quatro décadas, desencadeou dezenas de terramotos de mais de 2,5 magnitude na escala de Richter – um atingiu os 4,2, segundo avançou o Independent.

De acordo com o Observatório do Vulcão Havaiano, a erupção começou por volta das 23:30 locais, na noite de domingo. O serviço avisou que “os ventos podem transportar gás vulcânico, cinzas finas e ‘cabelo de Pelé'”.

Até agora, o serviço disse que os fluxos de lava “estão contidos dentro da área do cume e não ameaçam as comunidades em declive”, mas também avisou que as fases iniciais da erupção podem ser altamente mutáveis, com os fluxos de lava propensos a mudar rapidamente.

“Se a erupção permanecer em Moku’āweoweo, os fluxos de lava serão confinados dentro das paredes da caldeira”, escreveu o observatório em comunicado. “Contudo, se as aberturas eruptivas migrarem para fora das suas paredes, os fluxos de lava podem deslocar-se rapidamente”.

Os residentes da zona foram avisados da queda de cinzas em algumas áreas. As pessoas com doenças respiratórias devem permanecer dentro de casa, enquanto todos são aconselhados a usar máscaras quando estiverem ao ar livre.

‘Cabelo de Pelé’ é o nome dado os fios finos de fibras de vidro formados durante algumas erupções. Essas fibras, suficientemente leves para serem transportadas por ventos fortes, são tão afiadas que se conseguem entrar na pele e nos olhos.

A última grande erupção de Mauna Loa foi em 1984, quando os fluxos de lava ameaçaram o principal centro populacional da Ilha Grande, Hilo. Houve um total de 39 erupções documentadas desde 1832 – de acordo com o US Geological Survey, ocorreram uma vez de seis em seis anos, em média, durante os últimos 3.000 anos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.