O vulcão Krakatoa, na Indonésia, entrou em erupção, expelindo uma coluna de cinza com 500 metros de altura, na maior erupção desde a que causou um tsunami em 2018, matando centenas de pessoas.
O circuito fechado de televisão do Centro para a Mitigação de Desastres Vulcanológicos e Geológicos da Indonésia mostrou as emissões de lava na sexta-feira à noite, relata a AP.
Segundo o centro, o vulcão esteve em erupção contínua até à manhã deste sábado, tendo sido emitido um alerta de nível 2, o segundo mais alto numa escala de quatro.
Até ao momento, não existem relatos de vítimas. A erupção de 2018 provocou um tsunami nas costas de Sumatra e de Java, matando 430 pessoas.
O Anak Krakatoa, que significa “Filho de Krakatoa”, é o descendente do mítico vulcão Krakatoa, cuja enorme erupção em 1883 desencadeou um período de arrefecimento global.
A Indonésia está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, um arco de linhas de falhas na Bacia do Pacífico com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 ativos.
A região, com grande atividade sísmica e vulcânica, regista cerca de sete mil terramotos por ano – na sua grande maioria moderados.
ZAP // Lusa