Vulcão indonésio liberta lava azul quando entra em erupção

Registado pelo fotógrafo Reuben Wu, o vulcão indonésio liberta lava tal como a conhecemos mas, graças a uma reação química, ganha a coloração de um azul muito vivo.

À primeira vista pode parecer Photoshop, mas a série de fotografias que registam o vulcão Kawah Ijen entrar em erupção com uma lava azul brilhante são mesmo verdadeiras. E há uma explicação.

Todos os vulcões possuem diferentes características, tanto os que existem na Terra como os que se encontram noutros planetas do Sistema Solar.

Por exemplo, enquanto que o vulcão Kilauea liberta lava de uma forma muito lenta durante longos períodos de tempo, um outro caso acontece na Io, uma das quatro luas de Júpiter, local onde os vulcões produzem colunas provocadas pela erupção que podem atingir uma altura de 500 quilómetros. Porém, em todos estes casos uma coisa é certa: a lava tem sempre a cor habitual, em tons de vermelho e laranja.

Mas, como em tudo há uma exceção, o vulcão indonésio fotografado por Reuben Wu, situado entre outros vulcões na ilha de Java, liberta lava azul.

Viscosa, com um movimento lento e uma temperatura que ronda os 600 e os 900° C, esta lava é exatamente igual à que conhecemos, tanto que a sua cor original é mesmo o vermelho.

A erupção de um vulcão liberta uma grande quantidade de energia térmica e é esta emissão que dá a tonalidade vermelha à lava. Porém, no caso do vulcão indonésio, o contacto com algumas substâncias de enxofre provocam esta mudança.

Na verdade, a cor é um fator que, em muitas ocasiões, pode dizer muito sobre as reações químicas. Enquanto que o vermelho representa uma baixa quantidade de energia, tons verdes indicam reações moderadas e o azul é sinónimo de energias mais altas.

Por isso, se já está a fazer as malas para ver com os seus próprios olhos este vulcão, coloque uma máscara na lista de coisas a levar. É que os gases libertados pelo enxofre são tão fortes que, além de serem terrivelmente prejudiciais para o sistema respiratório, podem matar um humano sem que este chegue sequer perto da lava.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.