Bardarbunga é mais perigoso do que o vulcão de 2010

O geofísico Fernando Carrilho admite que o vulcão islandês Bardarbunga, que entrou em atividade no sábado, é “mais perigoso” do que aquele que provocou o caos na Europa em 2010, mas sublinha ser cedo para prever consequências.

A Islândia elevou na segunda-feira o nível de alerta de erupção vulcânica para laranja, o segundo mais grave da escala, devido à atividade que o Bardarbunga tem apresentado nos últimos dias, anunciou o instituto de meteorologia local.

Em declarações à agência Lusa, o chefe de divisão de geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Fernando Carrilho, explicou que a zona está a ser monitorizada pelo instituto meteorológico islandês, sublinhando que ainda “é especulativo” saber se a erupção vai, de facto, ocorrer.

“Nesta fase ainda é especulativo, não sabemos se a erupção vai ocorrer ou não, nem qual vai ser a sua dimensão, sendo que os efeitos que pode provocar são fortemente condicionados pela intensidade da erupção”, explicou.

“Sabe-se que é um vulcão perigoso, mais perigoso e com uma dimensão superior àquele que entrou em erupção há quatro anos, mas não se sabe se, entrando em erupção, vai libertar toda a energia que potencialmente pode libertar. Temos de continuar a aguardar e confiar nos colegas islandeses que têm uma enorme experiência nesta área”, frisou o geofísico.

De acordo com Fernando Carrilho, até ao momento, o que foi monitorizado pelas autoridades islandesas foi o aumento da atividade sísmica na zona do vulcão, o que deu origem a sucessivas subidas do nível de alerta na região, estando agora no patamar quatro de um máximo de cinco.

Fernando Carrilho garantiu que não se pode prever se a erupção de um vulcão irá decorrer daí a “cinco horas, cinco dias ou cinco meses”, já que isso depende da conjugação de vários fatores.

“Claro que [a erupção] é uma situação que pode libertar grandes quantidades de cinzas para atmosfera, dependendo da intensidade da erupção, e pode ter maiores ou menores efeitos no tráfego aéreo, como aconteceu há quatro anos atras”, reconheceu.

Em 2010, uma nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão Eyjafjallajokull, também na Islândia, afetou gravemente o espaço aéreo da Europa, lançando o caos na indústria da aviação.

A intensa atividade sísmica, que se começou a verificar no passado sábado, dia 16, no Bardarbunga, mantém os especialistas em monitorização constante, até porque na segunda-feira se registou o mais forte abalo medido na região desde 1996.

O sistema vulcânico do Bardarbunga (Bárðarbunga) localiza-se sob a região noroeste do glaciar Vatnajokull.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …