Costa e Marcelo dizem que “vai correr tudo bem” com o voto antecipado (mas autarquias têm de encontrar resposta)

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna exigiu às Câmaras Municipais um reforço das infraestruturas para a votação antecipada em mobilidade.

São as autarquias que têm de providenciar uma resposta alargada aos constrangimentos provocados pela pandemia numa altura em que se realizam eleições legislativas.

“Ouvimos o primeiro-ministro e o Presidente da República a dizer que vai correr tudo bem, mas são as autarquias que têm de encontrar resposta”, disse, em declarações ao jornal Público, fonte da Câmara Municipal de Sintra.

A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) recomendou a todas as Câmaras Municipais do país que reforcem as infraestruturas para a votação antecipada em mobilidade.

“Vem a Administração Eleitoral recomendar a V. Exa. a estimativa de um número de mesas de voto antecipado no dobro do previsto (…), devendo, desde já, escolher locais para o funcionamento das mesas de voto antecipado em mobilidade que permitam o funcionamento do dobro das mesas do que anteriormente previsto, ou, em alternativa, escolher vários locais para funcionamento das mesas de voto antecipado em mobilidade que permitam o funcionamento do dobro das mesas anteriormente previsto, ou em alternativa, escolher vários locais dentro do concelho, de forma a que os eleitores fiquem mais dispersos (…)”, lê-se no texto.

Os autarcas têm de comunicar, “com a maior brevidade possível, e o mais tardar até ao dia 11 [de janeiro]”, os locais de funcionamento das mesas para que estas possam ser incluídas na plataforma de inscrição.

A Câmara de Lisboa (CML) tinha definido três zonas da cidade para o voto antecipado em mobilidade e 133 secções de voto para uma distribuição de 500 eleitores por secção num total de 66.500 inscritos.

Acontece que o universo de votantes só será determinado aquando do fecho das inscrições, ou seja, às 23h59 do dia 20 de janeiro. A resposta dos autarcas é, assim, dificultada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.