Voto por engano: milhares de eleitores AD poderão votar ADN

2

ZAP // AD, ADN

E não é brincadeira. Há figuras do PSD que estão preocupadas com um possível engano generalizado. Atenção a Lisboa e Porto (e não só).

Aliança Democrática é AD.

Alternativa Democrática Nacional é ADN.

Estas duas forças políticas pouco têm em comum, a não ser… as siglas. E isso não é um pormenor para quem vai votar.

Vamos explicar/lembrar o que está em cada boletim de voto.

Em cada linha está um partido, ou uma coligação.

À esquerda aparece o nome completo, por extenso, dessa força partidária.

Mais à direita, aparecem as siglas e logo a seguir o logotipo do partido; ou logotipos, se forem vários partidos a integrar uma coligação.

E aqui começa a confusão.

É que quem espera encontrar “AD” no boletim de voto… não vai acontecer. Nem nas siglas, nem nas imagens.

O boletim de voto terá as siglas e os símbolos de PSD, CDS e PPM – porque são os partidos que integram a AD.

Tal como acontece, há anos e anos, com a CDU: vamos ter à frente as siglas e os símbolos de PCP e PEV, não de CDU.

Claro que o boletim indica onde é o voto na “Aliança Democrática” – isso vai estar escrito no boletim, por extenso.

Mas para pessoas que querem “despachar” o voto, ou sobretudo para pessoas mais velhas/analfabetas, suspeitamos que muitos votos vão parar ao… ADN.

Porque a única sigla “AD” que vão encontrar no boletim de voto é a do ADN. E os eleitores nem vão reparar no “N”? Nem olham para o nome completo do partido? Não. Boa parte não. Há muitos distraídos no país.

Ainda por cima, como se vê na imagem que abre este artigo, o grafismo não é assim tão diferente – e, recordemos, não haverá logotipo da AD no boletim; só do ADN.

ADN aparece primeiro

Destacadas figuras do PSD estão preocupadas com o assunto.

É um assunto que pode dar trabalho extra à direcção de campanha da AD. Ou melhor, diversos trabalhos extra: é que os boletins de voto não são iguais no país todo. Cada círculo eleitoral tem o seu boletim de voto.

Como se pode comprovar no sorteio realizado pela Comissão Nacional de Eleições, a ordem dos partidos é sempre diferente. Por isso não adianta uma campanha nacional da AD a anunciar qual é a linha onde está o quadrado da coligação. Terá de ser um trabalho local.

E atenção aos dois maiores círculos eleitorais: Lisboa e Porto. Em ambos, ADN aparece acima de PPD/PSD.CDS-PP.PPM. Para os mais rápidos ou menos esclarecidos… Vão colocar a cruz no que aparecer primeiro. E, em Lisboa, o ADN surge logo na segunda linha; é rápido.

Nos outros círculos eleitorais, os boletins vão divergindo e são equilibrados nesse aspecto. Embora na maioria (12 contra 10), o ADN apareça acima da Aliança Democrática.

“O problema é deles”

Quem pode – ou vai mesmo – sair beneficiado é o ADN. O partido teve quase 11 mil votos nas legislativas de 2022 e desta vez poderá ter muitos mais votos por causa deste provável engano (de milhares de eleitores?).

O presidente do ADN comentou este assunto e acha que o problema é da AD: “O nome ADN existe desde 2021 e o nome AD existe desde há um mês. Portanto, os senhores da AD é que deveriam ter esse cuidado“.

“As pessoas que vão votar ADN sabem que vão votar ADN, vão votar no seu ADN; os outros, se calhar, podem votar clubisticamente e aí pode haver enganos – mas aí já é um problema de quem escolheu o nome para a outra coligação“, comentou Bruno Fialho em conversa com os jornalistas.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Não há nexexidade, mas…
    Se houver um ou outro que se engane, assim como assim não há crise.
    Fica tudo em família.
    (será o ADN anti-aborto? Se calhar não e isso já é uma chatice para o resto da família…).

  2. e qual Problema ? Há Anos que reparo nos Boletins de voto PCP e PCTP portanto as pessoas podem se enganar mas quando vão votar penso que devem ter o cuidado de ver bem, sei que muitos idosos têm um problema maior para isso mas sei por experiencia da minha filha que os jovens também, pois ela nas ultimas disse que se enganou a votar por causa dos símbolos alguns serem parecidos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.