Viajar de avião pode ser uma excelente experiência, mas também pode resultar em dilemas inesperados. Quando algo corre mal com o seu voo ou a sua bagagem, sabia que está protegido pelos direitos dos passageiros aéreos?
Os atrasos, cancelamentos, recusas de embarque ou bagagem perdida são todas situações bastante stressantes.
Os fundadores da AirHelp, a maior empresa do mundo de compensação por problemas com voos, sabem disso — porque eles próprios gostam de viajar.
Foi por esse motivo que nasceu a AirHelp: com a missão de ajudar os passageiros aéreos a compreenderem os seus direitos — para que, se alguma vez tiver um imprevisto durante uma viajem, não fique com um sentimento de impotência.
Eis os principais motivos pelos quais deve conhecer os seus direitos quando viaja:
Perturbações de voo podem ser sinónimo de compensação. Há 8 milhões de pessoas em todo o mundo que não sabem que, ao abrigo da legislação europeia CE 261, podem ter direito a serem compensadas pelos seus voos afetados.
Não perca aquilo a que tem direito. Mesmo que o voo afetado já tenha acontecido há alguns anos, muitas vezes isso não apresenta um impedimento à reclamação. Se nos últimos 3 anos tiver sofrido um atraso, cancelamento ou sobrelotação, ainda tem a possibilidade de receber até 600 € de compensação pelo transtorno.
A obtenção de compensação depende de 3 fatores-chave. Se responder afirmativamente a estas perguntas, é provável que tenha direito a uma compensação:
- O avião partiu de uma cidade dentro da UE (ou chegou a um destino na UE numa companhia aérea da UE)?
- Chegou ao destino com mais de 3 horas de atraso?
- A companhia aérea foi responsável pelo atraso?
A legislação incide sobre muitos outros detalhes, por isso a melhor forma de saber se o seu voo é elegível para compensação é utilizar a ferramenta de verificação de elegibilidade da AirHelp.
Não se aplica apenas a cidadãos europeus. Abrange todos os passageiros de voos com partida na Europa ou de um voo com destino na Europa numa companhia aérea da UE.
Também tem direitos se voar para fora da UE. Vejamos, por exemplo, o caso dos Estados Unidos: apesar de a legislação relativa aos passageiros que viajam com companhias aéreas dos EUA não ser tão abrangente como a legislação europeia, os passageiros a quem for recusado o embarque ou que tenham problemas com a bagagem podem chegar a receber compensações consideráveis.
Os vales das companhias aéreas não são a sua única opção. Se aceitar um vale da companhia aérea quando lhe for recusado o embarque num voo sobrelotado, poderá estar a fechar as portas a uma compensação muito superior.
Estamos a falar de até 1350 €. Quando um voo está sobrelotado, não se ofereça para dar o seu lugar. Se lhe recusarem o embarque nos EUA, poderá ter direito a receber entre 250 € a 1350 € pela perturbação. Na Europa, tem direito a receber até 600 €.
Não tem de perder a esperança quando perde a sua bagagem. Graças à Convenção de Montreal, pode reclamar uma compensação por danos financeiros se a sua bagagem se perder, chegar danificada ou com atraso. Basta não se esquecer de preencher um Relatório de Irregularidade de Bagagem antes de sair do aeroporto.
A AirHelp quer ajudar a elevar a fasquia
Segundo dados fornecidos pela YouGov Deutschland GmbH e pela SurveyMonkey, 85% dos passageiros aéreos da UE e 92% dos passageiros aéreos dos EUA não conhecem os seus direitos.
Com a ajuda da AirHelp, fica a saber tudo o que precisa acerca dos seus direitos quando viaja de avião. Independentemente do seu destino, agora conhece os seus direitos e a possibilidade de receber uma compensação quando algo corre mal.
Conheça os seus direitos quando viaja!
Se teve problemas com voos ou outros problemas relacionados com a companhia aérea nos últimos 3 anos, verifique agora se tem direito a uma compensação!