Von der Leyen. “Choque” do Brexit reforçou a União Europeia

Patrick Seeger / EPA

Ursula Von der Leyen, a nova presidente da Comissão Europeia

A presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou esta sexta-feira que o “choque do Brexit” reforçou a União Europeia.

A presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou esta sexta-feira que o “choque do Brexit” reforçou a União Europeia.

“Por paradoxal que pareça, o choque do Brexit reforçou a nossa união. Porque nos mostrou não só o que significa deixar a UE, mas também que cada país ganha em fazer parte da UE”, disse a alemã num “Discurso da Europa” na Porta de Brandenburgo, em Berlim, na véspera das celebrações dos 30 anos da queda do Muro de Berlim.

“Com todas as diferenças que temos, os 27 estão unidos nas negociações do Brexit. Sem cinismo, sem maldade, numa posição comum consolidada”, frisou.

Von der Leyen repetiu que todos os 27 lamentam a saída do Reino Unido da UE e assegurou que, no entanto, “a experiência do Brexit mostrou a muitos dos que duvidavam da UE [os benefícios] que têm na UE”.

A presidente da Comissão Europeia defendeu também a NATO como uma instituição “notável”, depois das críticas do Presidente francês, Emmanuel Macron, que afirmou que a Aliança Atlântica está “em morte cerebral”. “Apesar da agitação da última semana, considero que a NATO mostrou ser notável como escudo protetor da liberdade”, disse.

“A História da Europa não pode ser contada sem a NATO”, acrescentou, insistindo no facto de se tratar da “mais poderosa aliança de defesa do mundo”. Von der Leyen frisou que a Aliança Atlântica será o que os seus membros quiserem que seja e defendeu a sua vigência e a sua função.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.