Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca anunciou que a partir de 2030 irá deixar de vender automóveis com motores de combustão e híbridos, dedicando-se apenas aos veículos elétricos.

O C40 Recharge é o segundo automóvel 100% elétrico da empresa. Esta linha de automóveis foi inaugurada com o XC40 Recharge, cuja comercialização será iniciada ainda este mês em Portugal.

Tratas-se de um crossover que dá aos condutores todos os benefícios de um modelo SUV, mas o seu formato é ligeiramente mais baixo. O novo carro é baseado na plataforma CMA e é o primeiro modelo da marca a ser pensado para ser um modelo 100% elétrico.

Segundo o Exame Informática, o C40 Recharge tem a mesma plataforma do XC40 Recharge, o que inclui uma bateria de 78 kWh capaz de uma autonomia inicial superior a 400 quilómetros.

Relativamente à tecnologia, o elétrico apresenta um sistema baseado no sistema operativo Android Car da Google, o que significa que conta com uma integração de aplicações como o Google Maps e o Assistente.

Segundo a marca, o C40 Recharge vai dar ao utilizador a possibilidade de usufruir de dados ilimitados para garantir a melhor experiência possível. Será também esta ligação que vai permitir as atualizações remotas do software do carro.

O C40 Recharge utiliza também uma arquitetura de dois motores, um por cada eixo, de 150 kW de potência cada. De acordo com o Car and Driver, a sua potência total ultrapassa os 400 cavalos e a aceleração dos 0 aos 100 km acontece em menos de 5 segundos.

No que diz respeito ao carregamento, as potências máximas são de 11 kW em AC (corrente alternada) e 150 kW em DC (corrente contínua), o que irá permitir recuperar 80% da bateria em 40 minutos. Contudo, a Volvo ainda recorre a fornecedores externos para a bateria.

A nível interior, o automóvel possui uma posição de condução elevada. O modelo terá disponíveis várias cores e será o primeiro automóvel da marca sem qualquer componente em pele de origem animal.

O carro tem o início de produção prevista para o outono de 2021 e será fabricado, tal como o XC40 Recharge, na fábrica belga da Volvo Cars de Gent. O C40 Recharge deverá chegar a Portugal no final do ano estando disponível para encomenda online, diz o Mais Tecnologia.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …