Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca anunciou que a partir de 2030 irá deixar de vender automóveis com motores de combustão e híbridos, dedicando-se apenas aos veículos elétricos.

O C40 Recharge é o segundo automóvel 100% elétrico da empresa. Esta linha de automóveis foi inaugurada com o XC40 Recharge, cuja comercialização será iniciada ainda este mês em Portugal.

Tratas-se de um crossover que dá aos condutores todos os benefícios de um modelo SUV, mas o seu formato é ligeiramente mais baixo. O novo carro é baseado na plataforma CMA e é o primeiro modelo da marca a ser pensado para ser um modelo 100% elétrico.

Segundo o Exame Informática, o C40 Recharge tem a mesma plataforma do XC40 Recharge, o que inclui uma bateria de 78 kWh capaz de uma autonomia inicial superior a 400 quilómetros.

Relativamente à tecnologia, o elétrico apresenta um sistema baseado no sistema operativo Android Car da Google, o que significa que conta com uma integração de aplicações como o Google Maps e o Assistente.

Segundo a marca, o C40 Recharge vai dar ao utilizador a possibilidade de usufruir de dados ilimitados para garantir a melhor experiência possível. Será também esta ligação que vai permitir as atualizações remotas do software do carro.

O C40 Recharge utiliza também uma arquitetura de dois motores, um por cada eixo, de 150 kW de potência cada. De acordo com o Car and Driver, a sua potência total ultrapassa os 400 cavalos e a aceleração dos 0 aos 100 km acontece em menos de 5 segundos.

No que diz respeito ao carregamento, as potências máximas são de 11 kW em AC (corrente alternada) e 150 kW em DC (corrente contínua), o que irá permitir recuperar 80% da bateria em 40 minutos. Contudo, a Volvo ainda recorre a fornecedores externos para a bateria.

A nível interior, o automóvel possui uma posição de condução elevada. O modelo terá disponíveis várias cores e será o primeiro automóvel da marca sem qualquer componente em pele de origem animal.

O carro tem o início de produção prevista para o outono de 2021 e será fabricado, tal como o XC40 Recharge, na fábrica belga da Volvo Cars de Gent. O C40 Recharge deverá chegar a Portugal no final do ano estando disponível para encomenda online, diz o Mais Tecnologia.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …