Vocalista dos Moonspell não tem pena de Fernando Tordo

Marcela Miramendi / Flickr

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, escreveu um desabafo sobre a controvérsia à volta da emigração de Fernando Tordo. “Temos pena. Será que temos?”

Fernando Tordo já está no Brasil há mais de uma semana, mas o debate à volta da sua partida continua aceso. Fernando Ribeiro, vocalista da banda Moonspell, escreveu este domingo no seu blog um texto em que critica a postura dos que esperam “benesse ou ajuste directo, nem com homenagens ou facilitismo dos poderosos”. “Sobre a emigração de Fernando Tordo: temos pena. Será que temos?

O músico reconhece que a vida no mundo das artes não é fácil, mas defende que é preciso agir em vez de fazer “birras”. “Este país é o que queremos? Não. O que merecemos? Não. Mas, é o que amamos? Sim. Este Governo é mau? Ė! Houve um melhor outrora? Não me parece.”

Fernando Ribeiro, que regressa a Portugal depois de uma tour dos Moonspell pela América do Norte, mostra-se espantado com a controvérsia à volta do assunto da emigração de Tordo, considerando tratar-se de “uma decisão pessoal, livre, sem coação”. E afirma ainda estar “mais zangado com os Portugueses que com Portugal” por assuntos destes terem mais destaque do que o trabalho dos músicos em si – a tour da sua banda, por exemplo.

E em relação às saudades entre Fernando Tordo e o filho, João, que lhe escreveu (e publicou) uma carta? “Ninguém é mais que ninguém nas saudades. Ninguém é especial no sofrimento”, aponta amargamente o outro Fernando.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Quem é o sr fernando ribeiro, para se permitir dar opiniões destas ? Quando nasceu? o que sabe do Fernando Tordo e da influencia dele para que o Sr ribeiro possa estar agora a dizer o que diz?
    A ignorancia é muito atrevida.
    Nota: não conheço pessoalmente nem um nem outro.

  2. Quem são estes? Nunca ouvi falar. Evidentemente estavam a precisar de uma “opinião bombástica” para terem publicidade gratuita. Nice going!!!

  3. quem e este sr vocalista não sei de que mas e um péssimo colega ou anda a procura de tacho o FERNANDO TORDO os portugueses conhecem não se vende por um prato de lentilhas

  4. Fernando Ribeiro, marteleiro desta praça, pelos vistos muito do agrado dos samurais sedentos de martelo, não tem melhor assunto que tentar abater Tordos? Porra, com o País na merda que está ainda andam a chatear o homem, porque cansado disto ( só anormais é que não estão) se pôs ao fresco no Brasil. Ó Ribeiro, incomoda o sistema e usa a tua música ou ruído como se queira, para tentar mudar qualquer coisa, dar esperança à maralha. Pois foi isso que o outro Fernando, o menos barulhento mas mais atento, fez e continua fazendo. Faz-te rio ó ribeiro!

  5. Só para que saibam (pelos vistos a ignorância abunda), os Moonspell são a banda portuguesa mais internacional de sempre, São conhecidos mundialmente (esquisito que em Portugal ninguém os conhece e ninguém lhes dá valor). Têm bandas de tributo lá fora, há pessoas que vêm de todo o mundo vê-los em Lisboa, o ultimo álbum foi lançado em 50 países em simultâneo, atingiram o top de vendas em alguns países europeus e não só, nada mal para uns adoradores do diabo hein? :P.
    Agora não saberem quem é o Fernando Ribeiro… ou quem são estes?… eheh, precisam de publicidade gratuita (lindo), e depois falam de ignorância…

  6. A ignorância e estupidez de certas pessoas é atroz e assustadora, quem é este gaiato para comentar a vida e decisões de alguém que tem uma grande carreira e tomou uma decisão que só a ele lhe diz respeito.
    Devia ter respeito, e olhar para ele , que em vez de promover a língua portuguesa só canta em Inglês. Deve ser um grande patriota.

RESPONDER

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …