Vocalista dos Moonspell não tem pena de Fernando Tordo

Marcela Miramendi / Flickr

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, escreveu um desabafo sobre a controvérsia à volta da emigração de Fernando Tordo. “Temos pena. Será que temos?”

Fernando Tordo já está no Brasil há mais de uma semana, mas o debate à volta da sua partida continua aceso. Fernando Ribeiro, vocalista da banda Moonspell, escreveu este domingo no seu blog um texto em que critica a postura dos que esperam “benesse ou ajuste directo, nem com homenagens ou facilitismo dos poderosos”. “Sobre a emigração de Fernando Tordo: temos pena. Será que temos?

O músico reconhece que a vida no mundo das artes não é fácil, mas defende que é preciso agir em vez de fazer “birras”. “Este país é o que queremos? Não. O que merecemos? Não. Mas, é o que amamos? Sim. Este Governo é mau? Ė! Houve um melhor outrora? Não me parece.”

Fernando Ribeiro, que regressa a Portugal depois de uma tour dos Moonspell pela América do Norte, mostra-se espantado com a controvérsia à volta do assunto da emigração de Tordo, considerando tratar-se de “uma decisão pessoal, livre, sem coação”. E afirma ainda estar “mais zangado com os Portugueses que com Portugal” por assuntos destes terem mais destaque do que o trabalho dos músicos em si – a tour da sua banda, por exemplo.

E em relação às saudades entre Fernando Tordo e o filho, João, que lhe escreveu (e publicou) uma carta? “Ninguém é mais que ninguém nas saudades. Ninguém é especial no sofrimento”, aponta amargamente o outro Fernando.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Quem é o sr fernando ribeiro, para se permitir dar opiniões destas ? Quando nasceu? o que sabe do Fernando Tordo e da influencia dele para que o Sr ribeiro possa estar agora a dizer o que diz?
    A ignorancia é muito atrevida.
    Nota: não conheço pessoalmente nem um nem outro.

  2. Quem são estes? Nunca ouvi falar. Evidentemente estavam a precisar de uma “opinião bombástica” para terem publicidade gratuita. Nice going!!!

  3. quem e este sr vocalista não sei de que mas e um péssimo colega ou anda a procura de tacho o FERNANDO TORDO os portugueses conhecem não se vende por um prato de lentilhas

  4. Fernando Ribeiro, marteleiro desta praça, pelos vistos muito do agrado dos samurais sedentos de martelo, não tem melhor assunto que tentar abater Tordos? Porra, com o País na merda que está ainda andam a chatear o homem, porque cansado disto ( só anormais é que não estão) se pôs ao fresco no Brasil. Ó Ribeiro, incomoda o sistema e usa a tua música ou ruído como se queira, para tentar mudar qualquer coisa, dar esperança à maralha. Pois foi isso que o outro Fernando, o menos barulhento mas mais atento, fez e continua fazendo. Faz-te rio ó ribeiro!

  5. Só para que saibam (pelos vistos a ignorância abunda), os Moonspell são a banda portuguesa mais internacional de sempre, São conhecidos mundialmente (esquisito que em Portugal ninguém os conhece e ninguém lhes dá valor). Têm bandas de tributo lá fora, há pessoas que vêm de todo o mundo vê-los em Lisboa, o ultimo álbum foi lançado em 50 países em simultâneo, atingiram o top de vendas em alguns países europeus e não só, nada mal para uns adoradores do diabo hein? :P.
    Agora não saberem quem é o Fernando Ribeiro… ou quem são estes?… eheh, precisam de publicidade gratuita (lindo), e depois falam de ignorância…

  6. A ignorância e estupidez de certas pessoas é atroz e assustadora, quem é este gaiato para comentar a vida e decisões de alguém que tem uma grande carreira e tomou uma decisão que só a ele lhe diz respeito.
    Devia ter respeito, e olhar para ele , que em vez de promover a língua portuguesa só canta em Inglês. Deve ser um grande patriota.

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …