Vocalista dos Moonspell não tem pena de Fernando Tordo

Marcela Miramendi / Flickr

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, escreveu um desabafo sobre a controvérsia à volta da emigração de Fernando Tordo. “Temos pena. Será que temos?”

Fernando Tordo já está no Brasil há mais de uma semana, mas o debate à volta da sua partida continua aceso. Fernando Ribeiro, vocalista da banda Moonspell, escreveu este domingo no seu blog um texto em que critica a postura dos que esperam “benesse ou ajuste directo, nem com homenagens ou facilitismo dos poderosos”. “Sobre a emigração de Fernando Tordo: temos pena. Será que temos?

O músico reconhece que a vida no mundo das artes não é fácil, mas defende que é preciso agir em vez de fazer “birras”. “Este país é o que queremos? Não. O que merecemos? Não. Mas, é o que amamos? Sim. Este Governo é mau? Ė! Houve um melhor outrora? Não me parece.”

Fernando Ribeiro, que regressa a Portugal depois de uma tour dos Moonspell pela América do Norte, mostra-se espantado com a controvérsia à volta do assunto da emigração de Tordo, considerando tratar-se de “uma decisão pessoal, livre, sem coação”. E afirma ainda estar “mais zangado com os Portugueses que com Portugal” por assuntos destes terem mais destaque do que o trabalho dos músicos em si – a tour da sua banda, por exemplo.

E em relação às saudades entre Fernando Tordo e o filho, João, que lhe escreveu (e publicou) uma carta? “Ninguém é mais que ninguém nas saudades. Ninguém é especial no sofrimento”, aponta amargamente o outro Fernando.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Quem é o sr fernando ribeiro, para se permitir dar opiniões destas ? Quando nasceu? o que sabe do Fernando Tordo e da influencia dele para que o Sr ribeiro possa estar agora a dizer o que diz?
    A ignorancia é muito atrevida.
    Nota: não conheço pessoalmente nem um nem outro.

  2. Quem são estes? Nunca ouvi falar. Evidentemente estavam a precisar de uma “opinião bombástica” para terem publicidade gratuita. Nice going!!!

  3. quem e este sr vocalista não sei de que mas e um péssimo colega ou anda a procura de tacho o FERNANDO TORDO os portugueses conhecem não se vende por um prato de lentilhas

  4. Fernando Ribeiro, marteleiro desta praça, pelos vistos muito do agrado dos samurais sedentos de martelo, não tem melhor assunto que tentar abater Tordos? Porra, com o País na merda que está ainda andam a chatear o homem, porque cansado disto ( só anormais é que não estão) se pôs ao fresco no Brasil. Ó Ribeiro, incomoda o sistema e usa a tua música ou ruído como se queira, para tentar mudar qualquer coisa, dar esperança à maralha. Pois foi isso que o outro Fernando, o menos barulhento mas mais atento, fez e continua fazendo. Faz-te rio ó ribeiro!

  5. Só para que saibam (pelos vistos a ignorância abunda), os Moonspell são a banda portuguesa mais internacional de sempre, São conhecidos mundialmente (esquisito que em Portugal ninguém os conhece e ninguém lhes dá valor). Têm bandas de tributo lá fora, há pessoas que vêm de todo o mundo vê-los em Lisboa, o ultimo álbum foi lançado em 50 países em simultâneo, atingiram o top de vendas em alguns países europeus e não só, nada mal para uns adoradores do diabo hein? :P.
    Agora não saberem quem é o Fernando Ribeiro… ou quem são estes?… eheh, precisam de publicidade gratuita (lindo), e depois falam de ignorância…

  6. A ignorância e estupidez de certas pessoas é atroz e assustadora, quem é este gaiato para comentar a vida e decisões de alguém que tem uma grande carreira e tomou uma decisão que só a ele lhe diz respeito.
    Devia ter respeito, e olhar para ele , que em vez de promover a língua portuguesa só canta em Inglês. Deve ser um grande patriota.

RESPONDER

Exposição de Joana Vasconcelos em Bilbau foi a 13.ª mais vista no mundo em 2018

A mostra de Joana Vasconcelos, atualmente patente no Museu de Serralves, foi vista em Bilbao por cerca de 649 mil pessoas - uma média de 5.600 por dia. A exposição I'm Your Mirror, de Joana Vasconcelos, …

O melhor professor do mundo é queniano e doa 80% do seu salário

Peter Tabichi é queniano, tem 36 anos e doa 80% do salário para desenvolver a sua comunidade local, numa remota vila no Quénia. Este domingo foi eleito, no Dubai, o melhor professor do mundo. Em Pwani, …

Pentágono autoriza mil milhões de dólares para construção de muro de Trump

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Shanahan “autorizou o …

Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva

Os advogados de Rui Pinto, colaborador do "Football Leaks", confirmaram esta segunda-feira que vão recorrer da medida de prisão preventiva aplicada sexta-feira ao seu cliente pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. A decisão de recorrer …

Se a corrida continuar a três, McLaren ameaça deixar a Fórmula 1

A McLaren, a segunda equipa mais antiga da Fórmula 1, ameaça desistir da modalidade caso os regulamentos elaborados para 2021 não a tornem numa competição justa. A visão da Fórmula 1, a modalidade de automobilismo mais …

México quer que rei da Espanha peça perdão pela conquista colonial

Obrador diz que esta é a única forma possível de obter a reconciliação plena entre os países. O pedido foi feito por carta. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou ter enviado uma carta ao …

"O Vieira pediu-me para dar uma coça a Francisco J. Marques"

Vítor Catão, diretor desportivo do S. Pedro da Cova, afirmou que o Benfica, através do seu presidente Luís Filipe Vieira, lhe deu 200 mil euros para colocar uma "lapa" no carro de Pinto da Costa, …

"Governo saudita deu a ordem" para matar Khashoggi

Em entrevista ao El Mundo, a namorada do jornalista saudita Jamal Khashoggi afirma que a ordem que determinou a sua morte foi dada pelo Governo da Arábia Saudita. Em entrevista ao diário espanhol El Mundo, a …

Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios …

"Um erro desculpável". Governante sem castigo após violar a Lei no caso dos mirtilos

O Tribunal Constitucional decidiu arquivar o caso das incompatibilidades envolvendo o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que, durante dois anos, acumulou o cargo com a função de gerente numa empresa …