A Comissão Europeia nomeou o ex-ministro das Finanças português Vítor Gaspar para liderar um grupo de especialistas que vai analisar a tributação da economia digital e deverá apresentar conclusões durante o primeiro semestre de 2014.
Este grupo de especialistas de alto nível para a tributação da economia digital, que foi criado no mês passado, terá a sua primeira reunião formal a 12 de dezembro e concluirá os seus trabalhos até ao verão do próximo ano, revela a Comissão Europeia em comunicado.
Além de Vítor Gaspar, que se demitiu em julho do cargo de ministro de Estado e das Finanças do Governo PSD/CDS-PP e foi substituído por Maria Luís Albuquerque, este grupo é composto por outros seis especialistas: Pierre Collin, conselheiro de Estado francês, Michael Devereux, professor em Oxford, Jim Hagemann Snabe, da multinacional SAP, Tea Varrak, professora da Universidade de Tallin, Mary Walsh, consultora irlandesa, e Björn Westberg, da Jönköping ‘Business School’, na Suécia.
Segundo Bruxelas, este grupo para a tributação da economia digital tem como principal missão identificar novas formas de taxação deste setor na União Europeia, que deverão servir de base para legislação futura.
A economia digital tem sido um dos temas mais presentes na agenda da Comissão Europeia e uma das principais apostas para favorecer o crescimento e a inovação entre os 28.
/Lusa