Vistos gold acabam este ano em Lisboa e no Porto

O Governo quer acabar ainda este ano com os vistos gold nos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto – uma medida acordada com a esquerda nas negociações para o Orçamento do Estado de 2020.

O Jornal de Negócios avançou na segunda-feira que os estrangeiros que queiram adquirir uma autorização de residência em Portugal mediante a realização de um investimento em imobiliário terão de apostar em regiões do interior.

Segundo o jornal, o Governo está disposto a a avançar até dezembro com restrições aos vistos gold nos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto.



Esta limitação estava prevista no Orçamento do Estado para 2020, sob a forma de autorização legislativa ao Governo, mas foi adiada por causa da pandemia. Agora, o primeiro-ministro António Costa, que quer cumprir tudo o que foi acordado com Bloco e PCP no Orçamento para 2020, quer avançar com a medida. O diploma deverá estar pronto até ao final do ano.

Com esta medida, ficam cumpridas as exigências nesta matéria do Bloco de Esquerda, que sempre defendeu do fim dos vistos gold, considerando-os meios para promover a especulação imobiliária e o crime económico.

A medida não termina com o instrumento, mas introduz-lhe fortes limitações, uma vez que o direciona só para territórios de baixa densidade.

Em janeiro, quando o OE2020 estava ainda ser debatido no Parlamento, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que os vistos gold têm “um efeito muito limitado” na atração de investimento, mas “o país não se pode dispensar de fazer como a galinha e ir enchendo grão a grão a sua economia”.

Assim, as alterações em cima da mesa seriam uma reorientação do programa “para outros mercados” com o objetivo de favorecer o investimento em determinadas zonas, nomeadamente nas regiões de baixa densidade.

Já o setor imobiliário sempre viu a proibição dos vistos gold em Lisboa e Porto como uma machadada e uma queda anunciada do investimento estrangeiro no imobiliário.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …