Se precisa de um visto para os EUA, vai ter de mostrar as redes sociais

2

A maioria das pessoas que pedir um visto para os Estados Unidos será obrigada a preencher um formulário com indicações para as suas redes sociais.

Nos novos formulários para obtenção de visto para os Estados Unidos existe uma lista de redes sociais e um espaço à frente para preencher com o nome de utilizador atual e nos últimos cinco anos. A medida entrará em vigor já este mês, segundo avança o Departamento do Estado.

A maioria das pessoas terá de preencher os espaços em branco com a indicação das suas redes sociais, numa medida que tem como objetivo aumentar o controlo sob quem entra no país. Segundo o Diário de Notícias, estão dispensados de preencher estes campos os requerentes de alguns vistos diplomáticos. No entanto, quem vai em turismo, trabalho ou para estudar tem de completar estas informações.

“Estamos a trabalhar para encontrar mecanismos que melhorem os nossos processos de triagem para proteger os cidadãos norte-americanos, enquanto apoiamos viagens legítimas para os Estados Unidos”, explicou o Departamento do Estado, citado pela BBC.

Além desta medida e de toda a documentação necessária, será também necessário um endereço de email e os números de telefone usados nos últimos cinco anos.

As propostas foram feitas por Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, em 2017, e podem afetar cerca de 14,7 milhões de pessoas por ano. Como seria de esperar, as medidas têm sido alvo de várias críticas. Ao The New York Times, Hina Shamsi, diretora do projeto União Americana das Liberdade Civis, afirmou que “isto é perigoso, problemático e nada contribui para as preocupações com a segurança, levanta sim questões significativas relacionadas com a privacidade de cidadãos e imigrantes”.

“Não há evidências de que tal monitorização das redes sociais seja efetiva ou justa”, acrescenta a responsável, adiantando que a medida em causa pode ser uma forma das pessoas se autocensurarem na Internet com medo de represálias.

ZAP //

2 Comments

  1. E quem não tiver “redes sociais”? Fica de fora? Ou tem de, obrigatóriamente, criar um perfil nas ditas “redes sociais”?
    Eu, por exemplo, não tenho. Nem quero.
    Quem me quiser contactar, tem o meu nº telefone, e o email. Quer um quer outro estão sempre acessíveis. Quem não o tiver, ou não faz parte dos meus contactos, ou perdeu-o.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.