/

NASA faz “visita guiada” à Lua em ultra-alta definição

Marshall Space Flight Center / NASA

Através de imagens captadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), a NASA fez uma “visita guiada” à Lua em ultra-alta definição (4K).

Seis anos depois de ter feito uma visita virtual à Lua, com imagens captadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), em órbita desde 2009, a NASA volta a oferecer outra visita guiada, mas agora em ultra-alta definição (4K), escreve o Diário de Notícias.

A agência espacial norte-americana fez uma animação de cinco minutos na qual podemos ver algumas das características mais conhecidas e outras mais difíceis de captar: desde crateras de impacto, planaltos, planícies e os polos.

Segundo o DN, uma das primeiras paragens nesta visita virtual é a cratera Orientale, equivalente ao tamanho do Texas, nos EUA, e uma das estruturas de impacto melhores preservadas na superfície lunar.

Além desta, também é possível observar a cratera Shackleton, no Polo Sul, que como está permanentemente na sombra regista algumas das temperaturas mais baixas já medidas no sistema solar. O jornal escreve que o LRO já encontrou aqui provas de que existe água em estado sólido. Também é possível ver a Aitken Bacin, a maior bacia e mais velha de impacto da Lua, com 2200 quilómetros de diâmetro.

De acordo com o Público, a animação mostra ainda a zona de aterragem da Apollo 17, no vale lunar de Taurus-Littrow, que é mais profundo que o Grand Canyon.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.