NASA faz “visita guiada” à Lua em ultra-alta definição

Marshall Space Flight Center / NASA

Através de imagens captadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), a NASA fez uma “visita guiada” à Lua em ultra-alta definição (4K).

Seis anos depois de ter feito uma visita virtual à Lua, com imagens captadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), em órbita desde 2009, a NASA volta a oferecer outra visita guiada, mas agora em ultra-alta definição (4K), escreve o Diário de Notícias.

A agência espacial norte-americana fez uma animação de cinco minutos na qual podemos ver algumas das características mais conhecidas e outras mais difíceis de captar: desde crateras de impacto, planaltos, planícies e os polos.

Segundo o DN, uma das primeiras paragens nesta visita virtual é a cratera Orientale, equivalente ao tamanho do Texas, nos EUA, e uma das estruturas de impacto melhores preservadas na superfície lunar.

Além desta, também é possível observar a cratera Shackleton, no Polo Sul, que como está permanentemente na sombra regista algumas das temperaturas mais baixas já medidas no sistema solar. O jornal escreve que o LRO já encontrou aqui provas de que existe água em estado sólido. Também é possível ver a Aitken Bacin, a maior bacia e mais velha de impacto da Lua, com 2200 quilómetros de diâmetro.

De acordo com o Público, a animação mostra ainda a zona de aterragem da Apollo 17, no vale lunar de Taurus-Littrow, que é mais profundo que o Grand Canyon.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homenagem às vítimas dos atentados na Catalunha: "O Rei de Espanha não é bem-vindo nos países catalães"

A Catalunha assinala esta sexta-feira o primeiro aniversário dos atentados de Las Ramblas e de Cambrils em homenagem às 16 vítimas mortais. O rei de Espanha, Felipe VI, anunciou a sua presença e, desde logo, …

Volte-face: Bruno de Carvalho entrega providência em Alvalade e diz que é presidente

Bruno de Carvalho afirma ter um documento do tribunal que lhe dá razão e anula a destituição como presidente do Sporting, avança a SIC Notícias esta sexta-feira. Bruno de Carvalho afirma ter um documento do tribunal …

Descoberto gene "zombie" que protege os elefantes contra o cancro

Durante décadas, os cientistas tentaram descobrir por que motivo os elefantes têm taxas tão baixas de cancro. Novas pesquisas revelam agora que o segredo para não contrair a doença passa por ressuscitar um gene morto …

Rui Rio dispensa o publicitário "mágico" de Passos

A magia de André Gustavo, responsável pelas vitórias de Passos em 2011 e 2015, custou 1,39 milhões de euros aos cofres do PSD. Mas Rui Rio não está interessado nos poderes do publicitário brasileiro. Aquele que …

Morandi construiu pontes icónicas (e com sérios problemas)

Inovadoras, arrojadas, elegantes, mas com falhas. Este é o método Morandi, que espalhou por Itália e por todo o mundo obras icónicas que, contudo, já tiveram sérios problemas. Riccardo Morandi, o nome do engenheiro que projetou …

Estado Islâmico está a captar jihadistas que falem espanhol e português, diz especialista

O codiretor do think tank Observatorio Internacional de Seguridad, na Espanha, Chema Gil, revelou que o auto-proclamado Estado Islâmico está a captar jihadistas que falem espanhol e português. "Nos últimos dias vimos que o Daesh e …

"Comportamento muito anormal" de satélite russo assusta Estados Unidos

Um misterioso satélite russo com um "comportamento muito anormal" está a preocupar os Estados Unidos, que desconfia que possa ser uma arma espacial. Por cima das nossas cabeças, há um misterioso satélite russo que fez soar …

Metro de Lisboa vende património para financiar expansão e equipamentos

A Metro de Lisboa vai vender o seu património imobiliário, que não é considerado estratégico para a atividade, de forma a financiar a extensão da rede a compra de novos equipamentos. De acordo com o Jornal …

Bastonária dos Enfermeiros aumentou salários na Ordem à "socapa" (e com retroativos)

A Bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, está a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de aprovado “à socapa” um subsídio de função, que a beneficia financeiramente, bem como …

Bancos emprestaram 47 milhões por dia às famílias

Os bancos emprestaram, em média, 47 milhões por dia desde janeiro. Os créditos concedidos para compra de casa e bens de consumo continuam a subir. Só no mês de junho, foram emprestados mil milhões para crédito …