Vírus são mais perigosos de manhã do que à noite

Sanofi Pasteur / Flickr

Infecção viral com dengue: quando um mosquito morde uma pessoa à procura da sua refeição diária de sangue, liberta saliva que contém o vírus da dengue que entra então na corrente sanguínea do atingido.

Infecção viral com dengue

Os vírus são mais perigosos quando infetam as suas vítimas pela manhã, de acordo com um estudo da Universidade de Cambridge.

Os resultados da pesquisa, publicados na Proceedings of the National Academy of Sciences, mostram que os vírus têm dez vezes mais sucesso em adoecer a sua “vítima” se a infecção tiver início pela manhã, aparentemente porque o nosso relógio biológico está mais suscetível.

A mesma pesquisa percebeu, nos seus estudos com animais, que um relógio biológico desajustado – algo provocado por jornadas de trabalho em turnos diferentes ou jet lag – sempre está mais vulnerável a infeções.

Para os investigadores da Universidade de Cambridge, as descobertas podem ajudar a reforçar o combate a surtos de doenças.

Os vírus, ao contrário de bactérias e parasitas, são completamente dependentes da sua capacidade de “sequestrar” os mecanismos dentro das células para se replicarem.

Mas as células mudam muito como parte do padrão de 24 horas conhecido como relógio biológico, que influencia, por exemplo, o funcionamento do nosso sistema imunitário e a libertação de hormonas.

No estudo, camundongos foram infetados com influenza, que causa a gripe, ou com o vírus da herpes. Os animais infetados durante a manhã apresentaram níveis virais dez vezes maior do que aqueles infetados durante a noite.

Os vírus que chegavam mais tarde falharam num processo que, metaforicamente, pode ser explicado como se estivessem a tentar tornar operários reféns dentro de uma fábrica já depois do turno dos operários tivesse terminado.

“Há uma grande diferença”, explica o investigador Akhilesh Reddy, à BBC. “Para ser eficaz o vírus precisa de todo o aparato disponível na hora certa, mas uma pequena infecção pela manhã pode-se desenvolver mais rapidamente e espalhar-se pelo corpo”.

“Em uma pandemia, ficar em casa durante o dia pode ser importante para salvar vidas. Se os testes comprovarem a hipótese, isto pode ter um grande impacto”, sublinha.

Relógio biológico

Outros testes mostraram que alterar o relógio biológico de um animal os deixa “presos” num estado que facilita o sucesso dos vírus.

“Isto sugere que quem trabalha em turnos diferentes – quem trabalha às vezes de madrugada e às vezes durante o dia e, por isso, tem um relógio biológico desajustado – está mais sujeito a doenças virais”, explica Rachel Edgar, autora principal do estudo.

“Se isto for confirmado, estes trabalhadores podem tornar-se candidatos a receber a vacina anual da gripe”, completa.

Os investigadores usaram apenas dois tipos de vírus no estudo, mas ambos eram muito diferentes: um era vírus de DNA e o outro de RNA, o que leva os investigadores a acreditar que o princípio se aplica a um grande número de vírus.

Cerca de 10% dos genes – as instruções para a gestão do corpo humano – mudam durante o dia, e isso é controlado pelo relógio biológico interno.

A pesquisa focou num gene chamado Bmal1, que tem o pico de atividade durante a tarde tanto em camundongos quanto em pessoas.

“É a ligação com o Bmal1 que é importante, já que quando seu nível está baixo, durante a manhã, ficamos muito sujeito a infecções”, diz Reddy.

Curiosamente, o Bmal1 fica menos ativo em pessoas durante os meses de inverno, sugerindo que pode ter um papel no facto de as pessoas estarem mais sujeitas a infeções nessa época do ano.

Já tinham sido encontradas outras evidências da ligação entre o relógio biológico e infeções, como o facto de as vacinas contra gripe serem mais eficazes se tomadas pela manhã e o jet lag afetar o desempenho do parasita da malária.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …