Vírus são mais perigosos de manhã do que à noite

Sanofi Pasteur / Flickr

Infecção viral com dengue: quando um mosquito morde uma pessoa à procura da sua refeição diária de sangue, liberta saliva que contém o vírus da dengue que entra então na corrente sanguínea do atingido.

Infecção viral com dengue

Os vírus são mais perigosos quando infetam as suas vítimas pela manhã, de acordo com um estudo da Universidade de Cambridge.

Os resultados da pesquisa, publicados na Proceedings of the National Academy of Sciences, mostram que os vírus têm dez vezes mais sucesso em adoecer a sua “vítima” se a infecção tiver início pela manhã, aparentemente porque o nosso relógio biológico está mais suscetível.

A mesma pesquisa percebeu, nos seus estudos com animais, que um relógio biológico desajustado – algo provocado por jornadas de trabalho em turnos diferentes ou jet lag – sempre está mais vulnerável a infeções.

Para os investigadores da Universidade de Cambridge, as descobertas podem ajudar a reforçar o combate a surtos de doenças.

Os vírus, ao contrário de bactérias e parasitas, são completamente dependentes da sua capacidade de “sequestrar” os mecanismos dentro das células para se replicarem.

Mas as células mudam muito como parte do padrão de 24 horas conhecido como relógio biológico, que influencia, por exemplo, o funcionamento do nosso sistema imunitário e a libertação de hormonas.

No estudo, camundongos foram infetados com influenza, que causa a gripe, ou com o vírus da herpes. Os animais infetados durante a manhã apresentaram níveis virais dez vezes maior do que aqueles infetados durante a noite.

Os vírus que chegavam mais tarde falharam num processo que, metaforicamente, pode ser explicado como se estivessem a tentar tornar operários reféns dentro de uma fábrica já depois do turno dos operários tivesse terminado.

“Há uma grande diferença”, explica o investigador Akhilesh Reddy, à BBC. “Para ser eficaz o vírus precisa de todo o aparato disponível na hora certa, mas uma pequena infecção pela manhã pode-se desenvolver mais rapidamente e espalhar-se pelo corpo”.

“Em uma pandemia, ficar em casa durante o dia pode ser importante para salvar vidas. Se os testes comprovarem a hipótese, isto pode ter um grande impacto”, sublinha.

Relógio biológico

Outros testes mostraram que alterar o relógio biológico de um animal os deixa “presos” num estado que facilita o sucesso dos vírus.

“Isto sugere que quem trabalha em turnos diferentes – quem trabalha às vezes de madrugada e às vezes durante o dia e, por isso, tem um relógio biológico desajustado – está mais sujeito a doenças virais”, explica Rachel Edgar, autora principal do estudo.

“Se isto for confirmado, estes trabalhadores podem tornar-se candidatos a receber a vacina anual da gripe”, completa.

Os investigadores usaram apenas dois tipos de vírus no estudo, mas ambos eram muito diferentes: um era vírus de DNA e o outro de RNA, o que leva os investigadores a acreditar que o princípio se aplica a um grande número de vírus.

Cerca de 10% dos genes – as instruções para a gestão do corpo humano – mudam durante o dia, e isso é controlado pelo relógio biológico interno.

A pesquisa focou num gene chamado Bmal1, que tem o pico de atividade durante a tarde tanto em camundongos quanto em pessoas.

“É a ligação com o Bmal1 que é importante, já que quando seu nível está baixo, durante a manhã, ficamos muito sujeito a infecções”, diz Reddy.

Curiosamente, o Bmal1 fica menos ativo em pessoas durante os meses de inverno, sugerindo que pode ter um papel no facto de as pessoas estarem mais sujeitas a infeções nessa época do ano.

Já tinham sido encontradas outras evidências da ligação entre o relógio biológico e infeções, como o facto de as vacinas contra gripe serem mais eficazes se tomadas pela manhã e o jet lag afetar o desempenho do parasita da malária.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …