Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

Virgin Galactic

SpaceShipTwo a voar pela primeira vez no espaço aéreo do Novo México

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic.

A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário Alan Stern estará entre os primeiros humanos a serem transportados para o espaço pela aeronave SpaceShipTwo, onde fará parte de um par de experiências a alta altitude.

De acordo com o New Atlas, Stern foi o principal investigador da missão New Horizons da NASA e é agora vice-presidente da Divisão de Ciência e Engenharia Espacial do Southwest Research Institute (SwRI), no Texas. Agora, irá voar para o espaço a bordo da aeronave comercial que partirá das instalações da Virgin Galactic para uma missão suborbital.

“Esta é a primeira seleção de um investigador do setor privado para voar em veículos comerciais, com o financiamento da NASA ”, disse Stern.

A Virgin Galactic tem estado a testar o seu avião espacial, o que inclui testes de planar e manobras de voo, com os preparativos em andamento para a sua primeira visita ao espaço, a partir do Spaceport America, no Novo México.

Apesar de ainda não haver data definida para o voo, que levará o cientista ao espaço pela primeira vez, o SwRI revelou um pouco sobre as experiências financiadas pela NASA – em primeiro lugar, será usada uma câmara de baixa luminosidade para explorar a sua capacidade de fazer observações astronómicas durante o voo de duas horas; e em segundo, Stern será equipado com instrumentos para monitorizar os seus sinais vitais, como parte de uma investigação biomédica.

“Estamos orgulhosos por trabalhar com a NASA e o SwRI”, disse Michael Colglazier, diretor executivo da Virgin Galactic. “Será a primeira vez de Alan a voar para o Espaço e estamos animados por estar envolvidos num marco tão importante. A investigação de orientação humana a bordo da SpaceShipTwo permite aos cientistas que se envolvam ativamente nas suas experiências, respondendo aos desenvolvimentos em tempo real, o que é um passo vital para expandir a nossa compreensão da ciência espacial”, acrescentou.

Stern, que já esteve envolvido em 29 equipas científicas de missões espaciais mas nunca foi ao Espaço, disse que esta missão será o ponto mais alto da sua carreira: “Ir trabalhar para o Espaço sozinho pela primeira vez, depois de passar tantos anos a enviar para lá máquinas que fazem as pesquisas por mim, será o ponto mais alto da minha carreira e algo para o qual tenho a honra de ter sido selecionado.”

“Mas espero que este seja apenas o primeiro de um fluxo constante de voos de investigadores do SwRI para trabalhar no Espaço nos próximos anos e décadas”, rematou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.