Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

Virgin Galactic

SpaceShipTwo a voar pela primeira vez no espaço aéreo do Novo México

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic.

A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário Alan Stern estará entre os primeiros humanos a serem transportados para o espaço pela aeronave SpaceShipTwo, onde fará parte de um par de experiências a alta altitude.

De acordo com o New Atlas, Stern foi o principal investigador da missão New Horizons da NASA e é agora vice-presidente da Divisão de Ciência e Engenharia Espacial do Southwest Research Institute (SwRI), no Texas. Agora, irá voar para o espaço a bordo da aeronave comercial que partirá das instalações da Virgin Galactic para uma missão suborbital.

“Esta é a primeira seleção de um investigador do setor privado para voar em veículos comerciais, com o financiamento da NASA ”, disse Stern.

A Virgin Galactic tem estado a testar o seu avião espacial, o que inclui testes de planar e manobras de voo, com os preparativos em andamento para a sua primeira visita ao espaço, a partir do Spaceport America, no Novo México.

Apesar de ainda não haver data definida para o voo, que levará o cientista ao espaço pela primeira vez, o SwRI revelou um pouco sobre as experiências financiadas pela NASA – em primeiro lugar, será usada uma câmara de baixa luminosidade para explorar a sua capacidade de fazer observações astronómicas durante o voo de duas horas; e em segundo, Stern será equipado com instrumentos para monitorizar os seus sinais vitais, como parte de uma investigação biomédica.

“Estamos orgulhosos por trabalhar com a NASA e o SwRI”, disse Michael Colglazier, diretor executivo da Virgin Galactic. “Será a primeira vez de Alan a voar para o Espaço e estamos animados por estar envolvidos num marco tão importante. A investigação de orientação humana a bordo da SpaceShipTwo permite aos cientistas que se envolvam ativamente nas suas experiências, respondendo aos desenvolvimentos em tempo real, o que é um passo vital para expandir a nossa compreensão da ciência espacial”, acrescentou.

Stern, que já esteve envolvido em 29 equipas científicas de missões espaciais mas nunca foi ao Espaço, disse que esta missão será o ponto mais alto da sua carreira: “Ir trabalhar para o Espaço sozinho pela primeira vez, depois de passar tantos anos a enviar para lá máquinas que fazem as pesquisas por mim, será o ponto mais alto da minha carreira e algo para o qual tenho a honra de ter sido selecionado.”

“Mas espero que este seja apenas o primeiro de um fluxo constante de voos de investigadores do SwRI para trabalhar no Espaço nos próximos anos e décadas”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …