Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

United Nations / Flickr

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual.

Na África do Sul, a taxa de gravidez na adolescência é alta e a violência sexual é generalizada no país. No entanto, foram realizadas muito poucas pesquisas para explorar a ligação entre a gravidez indesejada precoce e a violência sexual.

Segundo o The Conversation, o investigador Anthony Idowu Ajayi, do African Population and Health Research Center, decidiu debruçar-se sobre este tema, conduzindo um estudo com adolescentes e mulheres jovens em universidades sul-africanas.

O estudo, publicado recentemente no BMC Public Health, revela que cerca de duas em cada cinco meninas adolescentes e jovens adultas tiveram uma gravidez indesejada, sendo que um quarto dessas gestações terminou em aborto.

Além disso, duas em cada cinco meninas sofreram violência sexual em algum momento da sua vida e dois terços dos perpetradores tinham algum tipo de relacionamento com as vítimas. Namorados e amigos eram os mais propensos a serem os violadores.

Mais de metade (54,4%) das participantes que sofreram violência sexual relataram gravidez indesejada – sendo que a gravidez não foi necessariamente decorrente do incidente de violência sexual. Entre as que nunca sofreram abuso sexual, 34,3% tiveram uma gravidez indesejada.

Estudos anteriores concluíram que a violência sexual não dá liberdade nem abertura para que a vítima se sinta à vontade para negociar o uso do preservativo. Além disso, a acessibilidade à anticoncepção de emergência, assim como o estigma e a exclusão social, resultam na impossibilidade de muitas vítimas de violência sexual receberem atendimento.

O investigador salienta que as consequências da violência sexual e da gravidez indesejada precoce são de longo alcance e para a vida toda.

Além de considerar fundamental educar os jovens para a educação e direitos sexuais, Anthony Idowu Ajayi sublinha que os pais, as escolas e até a igreja devem também assumir um papel fulcral neste tipo de intervenção educacional.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …