Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

United Nations / Flickr

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual.

Na África do Sul, a taxa de gravidez na adolescência é alta e a violência sexual é generalizada no país. No entanto, foram realizadas muito poucas pesquisas para explorar a ligação entre a gravidez indesejada precoce e a violência sexual.

Segundo o The Conversation, o investigador Anthony Idowu Ajayi, do African Population and Health Research Center, decidiu debruçar-se sobre este tema, conduzindo um estudo com adolescentes e mulheres jovens em universidades sul-africanas.

O estudo, publicado recentemente no BMC Public Health, revela que cerca de duas em cada cinco meninas adolescentes e jovens adultas tiveram uma gravidez indesejada, sendo que um quarto dessas gestações terminou em aborto.

Além disso, duas em cada cinco meninas sofreram violência sexual em algum momento da sua vida e dois terços dos perpetradores tinham algum tipo de relacionamento com as vítimas. Namorados e amigos eram os mais propensos a serem os violadores.

Mais de metade (54,4%) das participantes que sofreram violência sexual relataram gravidez indesejada – sendo que a gravidez não foi necessariamente decorrente do incidente de violência sexual. Entre as que nunca sofreram abuso sexual, 34,3% tiveram uma gravidez indesejada.

Estudos anteriores concluíram que a violência sexual não dá liberdade nem abertura para que a vítima se sinta à vontade para negociar o uso do preservativo. Além disso, a acessibilidade à anticoncepção de emergência, assim como o estigma e a exclusão social, resultam na impossibilidade de muitas vítimas de violência sexual receberem atendimento.

O investigador salienta que as consequências da violência sexual e da gravidez indesejada precoce são de longo alcance e para a vida toda.

Além de considerar fundamental educar os jovens para a educação e direitos sexuais, Anthony Idowu Ajayi sublinha que os pais, as escolas e até a igreja devem também assumir um papel fulcral neste tipo de intervenção educacional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …