Um violador em série condenado, que pediu para morrer devido ao “sofrimento psicológico” vai ser jujeito a eutanásia na Bélgica no dia 11 de janeiro, segundo o jornal belga De Morgen.
O jornal refere que Frank Van Den Bleeken, que passou os últimos 30 anos na prisão devido a sucessivas condenações por violação e uma condenação por violação e homicídio vai ser eutanasiado na prisão de Bruges (noroeste).
“A eutanásia vai ser implementada. Chegou a hora“, disse um porta-voz do ministério da Justiça ao jornal de língua flamenga, que aponta a data de 11 de janeiro.
Van Den Bleeken, que pedia a ajuda do Estado para morrer há vários anos alegando um sofrimento psicológico “insuportável, segundo o seu advogado Jos Vander Velpen, recebeu luz verde em setembro.
A Bélgica foi o segundo país do mundo a legalizar a eutanásia, em 2002, depois da Holanda, e registou um número recorde de 1.807 casos em 2013.
As condições exigidas para uma morte por misericórdia implicam que os pacientes sejam considerados conscientes e capazes e que tenham apresentado um desejo de morrer “voluntário e repetido”.
Van Den Bleeken, que se considera a si próprio uma ameaça para a sociedade, recusou a hipóteses de liberdade condicional antecipada, mas entende que as condições da sua detenção são desumanas, segundo uma entrevista que concedeu aos meios de comunicação social belgas.
/Lusa
Eu não concordo nem discordo
mas há uma coisa que me deixa arrepiado, se a ASAE encontrasse um matadouro de gado com o aspecto que a foto tem, possivelmente iria fechar as instalações por falta de condições
Pode crer Joaquim. É vergonhoso o que se vê.