Mulher diz ter sido violada por funcionário da ONU. Investigadores questionam a quantidade de álcool que ingeriu

JSM / APAV

Uma funcionária de uma Organização Não-Governamental (ONG) disse ter sido violada por um especialista em comunicações do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD), após uma festa num hotel em Bagdade, no Iraque, em 2016.

Segundo um artigo do The Cut, a mulher afirma ter sido drogada e violada. Uma investigação interna da ONU revelou que, após relatar o incidente, esta foi questionada pelo investigadores sobre a quantidade de álcool que ingeriu na festa, com que regularidade bebia e se já havia praticado sexo anal no passado.

Esta é uma das 43 funcionárias da ONU que contaram ao The Cut terem sofrido assédio sexual durante o período que trabalharam na organização. Apesar de algumas mudanças nas políticas nos últimos anos para combater o problema, os funcionários afirmam que o ambiente de trabalho não mudou dentro da organização.

Muitas das vítimas disseram ao The Cut que não relataram à ONU as situações de má conduta sexual que vivenciaram porque não confiavam no sistema.

“Não podemos comentar o caso, pois o processo está agora nos tribunais dos Estados Unidos e somos obrigados e comprometidos a proteger tanto a confidencialidade da vítima quanto o processo judicial em andamento”, respondeu ao Insider um porta-voz do PNUD.

“No entanto, todos os nossos investigadores são altamente treinados para garantir que as entrevistas, especialmente as relacionadas a incidentes de má conduta sexual, sejam conduzidas com a maior sensibilidade e com o maior respeito pela vítima/sobrevivente. As perguntas só são feitas se estiverem diretamente relacionadas ao incidente que está a ser investigado e para apurar os fatos relativos a esse incidente específico”, continuou.

Na sua página oficial, o PNUD refere que todas as formas de assédio e exploração sexual são “inaceitáveis ​​e proibidas” e “uma traição aos valores fundamentais das Nações Unidas”.

“É nossa prioridade coletiva prevenir tais comportamentos e apoiar as pessoas afetadas. Também estamos comprometidos em garantir que todas as alegações de assédio sexual e [exploração e abuso sexual] sejam respondidas de forma rápida, apropriada e eficaz”, sublinha a organização.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …