Há um Vinho Verde branco premiado com a Medalha de Ouro no Decanter – World Wine Awards, o mais prestigiado concurso de vinhos do mundo. Trata-se do Loureiro Adega Ponte de Lima que recebeu 95 pontos.
A Adega de Ponte de Lima revela a distinção na sua página do Facebook, congratulando-se com a distinção do que diz ser um “vinho de excelência” e realçando que o Loureiro branco da marca “venceu a Medalha de Ouro no maior e mais reconhecido concurso de vinhos do mundo, o Decanter – World Wine Awards“.
Este vinho que é feito a 100% com a casta Loureiro, uma das mais nobres da região dos Vinhos Verdes, a par da Alvarinho, recebeu 95 pontos em 100 dos júris do concurso.
No site da Adega de Ponte de Lima, repara-se que este Loureiro branco de “cor citrina” é “um vinho muito expressivo com uma exuberância aromática singular onde podemos encontrar notas florais, bem como cítricas”. Além disso, diz-se que é “envolvente” na boca e que revela “uma vincada frescura e elegância“.
Com 12% de volume de álcool, deve servir-se fresco, beber-se jovem e acompanha bem com aperitivos, ostras, mariscos, sushi, peixe e bacalhau, mas também com carnes, massa, salada e sobremesas.
É um vinho que pode encontrar em superfícies comerciais a preços que rondam os 4 euros.
A Adega de Ponte de Lima foi fundada em 1959 na cidade minhota com o mesmo nome, sendo uma das maiores da região dos Vinhos Verdes.
Ponte de Lima não é cidade, é orgulhosamente Vila.
Isto só prova que em Portugal, barato ou não, o vinho é todo bom. Eu comprovo
Alvarinho? Quase não existe, o genuíno, do cacho pequeno e uvas doces…
Albarinho, sim é o que há na actualidade.
… dava jeito alguém reparar que o “Decanter – World Wine Awards” atribuiu mais de 700 medalhas de ouro este só este ano…. por isso a exclusividade do “prestigiado galardão” vale pelo que vale.
… dava jeito mencionar que o “Decanter – World Wine Awards, o mais prestigiado concurso de vinhos do mundo” atribuiu no evento deste ano mais de 700 medalhas de ouro.