/

Arqueólogos encontram vinho com dois mil anos em túmulo antigo na China

1

(dr) Institute of Cultural Relics and Archaeology

Arqueólogos chineses encontraram um recipiente de bronze com um líquido que data de há cerca de dois mil anos. Suspeitam tratar-se de vinho.

Na província de Henan, na China, uma equipa de arqueólogos encontrou um recipiente de bronze, com um líquido no seu interior, que data de há cerca de dois mil anos. Os especialistas suspeitam tratar-se de vinho.

Segundo o Diário de Notícias, a bebida foi descoberta num local de escavações a oeste de Xangai, num túmulo da dinastia Han, que durou entre 202 a.C. e 8 d.C.. No mesmo túmulo foram também encontrados objetos de barro e bronze.

Shi Jianzhen, diretor do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Luoyang disse à agência Xinhua que os arqueólogos encontraram cerca de “3,5 litros de um líquido amarelo transparente”. O conteúdo do recipiente vai agora ser alvo de análises laboratoriais ainda mais minuciosas para se concluir quais os ingredientes presentes no líquido em causa.

Um líquido semelhante ao agora encontrado tinha sido descoberto noutros túmulos que datam da mesma época. Aliás, na China Antiga, licores feitos de arroz ou grãos de sorgo eram usados em muitas cerimónias ou rituais de sacrifício, sendo, habitualmente, guardados em recipientes de bronze.

Mas as descobertas não ficam por aqui. Além desta bebida, os arqueólogos encontraram ainda uma grande lâmpada de bronze em forma de ganso, considerada a primeira daquele género a ser encontrada naquela região.

Luoyang, na China, é um importante centro de comércio e foi capital de várias dinastias.

ZAP //

1 Comment

  1. O titulo diz que é vinho, depois no corpo da noticia diz que suspeitam tratar-se de vinho!
    Então se suspeitam, quer dizer que ainda não têm a certeza, logo afirmar no titulo apenas para o sensacionalismo não fica bem!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.