Vila suíça quer pagar mais de 20 mil euros a quem lá quiser viver

Xenos / Wikimedia

Albinen, na Suíça

A vila de Albinen, na Suíça, quer pagar cerca de 20 mil euros a quem estiver disposto a mudar-se para lá e também 60 mil por cada família. A oferta parece tentadora mas é melhor ler bem as condições antes de começar a fazer as malas.

São cada vez mais as cidades dispostas a pagar a pessoas que queiram lá viver como forma de combater a desertificação e o envelhecimento da população. Um desses casos foi a cidade italiana de Candela, perto de Nápoles, que paga mais de dois mil euros por família.

Agora, foi a vez de uma vila nos Alpes Suíços fazer uma proposta semelhante. Albinen, com cerca de 240 habitantes, quer oferecer 25 mil francos suíços, cerca de 21 mil euros, por cada pessoa adulta que tenha interesse em mudar-se para lá.

A oferta também se estende às famílias: casais recebem cerca de dez mil francos suíços, aproximadamente oito mil euros, por cada filho, e uma família composta por quatro pessoas pode receber 70 mil francos, cerca de 60 mil euros.

Porém, antes de começar já a fazer as malas, é preciso saber que há algumas condições. Em primeiro lugar, para receber este benefício, é preciso estar abaixo dos 45 anos.

Além disso, é necessário construir ou comprar uma casa na região no valor de, pelo menos, 200 mil francos suíços (cerca de 170 mil euros), que depois deverá tornar-se residência oficial e não apenas uma casa de férias.

Por fim, resta saber que é obrigatório permanecer na vila suíça por um período mínimo de dez anos, correndo o risco de ter de devolver o dinheiro caso não cumpra esta condição. E, se tiver filhos, convém recordar que Albinen não tem escolas.

A medida vai ser votada na próxima semana. Enquanto não sai a decisão final, veja o vídeo sobre a pitoresca vila, que está cercada por belas montanhas e fica apenas a seis quilómetros das famosas termas de Leukerbad.

  ZAP // Hypeness

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sim Senhor. E como é o clima? A temperatura é de 10 abaixo de zero? Ou de 39 positivos garantidos todo o ano? Quem paga o calor ou o ar condicionado? Há emprego ? Já sabemos que não há escola,… mas há Médico? E Farmácia?

RESPONDER

Com guerra de palavras à esquerda, Costa recebe apoio de Marcelo. "É o ano com mais alterações"

Estalou o verniz entre Bloco de Esquerda e Governo, pelo que a última esperança para António Costa é a de que os comunistas reconsideram os sinais que têm vindo a dar num passado recente. Marcelo …

A extinção dos mamutes-lanosos não foi culpa dos humanos

Durante várias décadas, os cientistas acreditaram que os ancestrais dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos. No entanto, a análise de ADN dos antigos campos de pasto dos mamutes-lanosos revela uma …

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, durante um encontro com militantes

Rio não "pica" Rangel. "O que me pica é a fraca governação do PS"

O primeiro objetivo de Paulo Rangel é vencer a Rui Rio e liderar o Partido Social Democrata. O segundo é vencer a António Costa e liderar o país. O comício que marcou o arranque da …

A ministra da Saúde, Marta Temido

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda. A criação da carreira de técnico auxiliar de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …