Vila suíça quer pagar mais de 20 mil euros a quem lá quiser viver

Xenos / Wikimedia

Albinen, na Suíça

A vila de Albinen, na Suíça, quer pagar cerca de 20 mil euros a quem estiver disposto a mudar-se para lá e também 60 mil por cada família. A oferta parece tentadora mas é melhor ler bem as condições antes de começar a fazer as malas.

São cada vez mais as cidades dispostas a pagar a pessoas que queiram lá viver como forma de combater a desertificação e o envelhecimento da população. Um desses casos foi a cidade italiana de Candela, perto de Nápoles, que paga mais de dois mil euros por família.

Agora, foi a vez de uma vila nos Alpes Suíços fazer uma proposta semelhante. Albinen, com cerca de 240 habitantes, quer oferecer 25 mil francos suíços, cerca de 21 mil euros, por cada pessoa adulta que tenha interesse em mudar-se para lá.

A oferta também se estende às famílias: casais recebem cerca de dez mil francos suíços, aproximadamente oito mil euros, por cada filho, e uma família composta por quatro pessoas pode receber 70 mil francos, cerca de 60 mil euros.

Porém, antes de começar já a fazer as malas, é preciso saber que há algumas condições. Em primeiro lugar, para receber este benefício, é preciso estar abaixo dos 45 anos.

Além disso, é necessário construir ou comprar uma casa na região no valor de, pelo menos, 200 mil francos suíços (cerca de 170 mil euros), que depois deverá tornar-se residência oficial e não apenas uma casa de férias.

Por fim, resta saber que é obrigatório permanecer na vila suíça por um período mínimo de dez anos, correndo o risco de ter de devolver o dinheiro caso não cumpra esta condição. E, se tiver filhos, convém recordar que Albinen não tem escolas.

A medida vai ser votada na próxima semana. Enquanto não sai a decisão final, veja o vídeo sobre a pitoresca vila, que está cercada por belas montanhas e fica apenas a seis quilómetros das famosas termas de Leukerbad.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sim Senhor. E como é o clima? A temperatura é de 10 abaixo de zero? Ou de 39 positivos garantidos todo o ano? Quem paga o calor ou o ar condicionado? Há emprego ? Já sabemos que não há escola,… mas há Médico? E Farmácia?

RESPONDER

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …