Há uma vila no Equador conhecida por ser “o vale sagrado da longevidade”

Esta vila no sul do Equador ganhou fama, na década de 70, quando a comunidade científica começou a tentar descobrir o porquê de a maioria dos seus habitantes viver mais de 100 anos.

De acordo com o canal estatal russo RT, Vilcabamba, no sul do Equador, é conhecida como “o vale sagrado da longevidade”, uma vez que muitos dos seus habitantes conseguiram ultrapassar a marca dos 100 anos. E, na década de 70, ganhou fama mundial, quando cientistas de todo o mundo se juntaram para tentar descobrir o motivo.

Com o passar do anos, o número de centenários diminuiu. Segundo o presidente do Governo Autónomo Descentralizado (GAD) da vila, Carlos Ortiz, em entrevista ao mesmo site, contam-se agora 47 pessoas, dos cerca de 7200 habitantes.

“Infelizmente, há alguns dias, Vilcabamba perdeu um dos seus anciãos, com 110 anos”, contou o responsável, indicando que ainda existem alguns com até 108 anos.

Para Ortiz, apesar de serem menos, continua a ser notável o facto de estes locais “chegarem à terceira idade com uma saúde física e mental muito boa, estando prontos para fazer qualquer coisa”.

Para o autarca, outro dos pontos a destacar é o facto de “não haver um número elevado de pessoas com doenças cardiovasculares”, exatamente o contrário do que se verifica no resto do país, onde são a principal causa de mortalidade.

Uma das causas a que se atribui esta longevidade é a água local, que contém, entre outros, ouro, prata coloidal, magnésio e cálcio. De acordo com Ortiz, a água que chega à vila “nasce na parte alta da Cordilheira dos Andes e não há poluição” durante o seu percurso.

Mas, para já, esta é uma hipótese que ainda não está 100% comprovada. O presidente do GAD indicou que, atualmente, há uma universidade que está a realizar estudos sobre genética para se aprofundar e tentar apurar o motivo.

Há também quem destaque outros fatores como, por exemplo, o clima e a sua localização. Vilcabamba fica na parte sul da Serra do Equador, a cerca de 1500 metros acima do nível do mar, tendo um clima subtropical seco, que varia entre os 16 e 23 graus durante o ano.

Além disso, há uma forte ligação à agricultura biológica, alimentação saudável e prática regular de exercício físico. “Desde as 05h00 da manhã, já se vê muita gente a caminhar ou a trabalhar no campo”.

Com tantas vantagens, esta vila no sul do Equador tornou-se um destino para muitas pessoas que já se encontram reformadas. Atualmente, segundo o autarca, há cerca de mil estrangeiros a viver de forma permanente na vila, a maioria dos EUA e do Canadá, mas também da Alemanha, Itália e até da Coreia do Sul.

“Há muitos testemunhos de estrangeiros que chegaram a Vilcabamba, alguns sem conseguir andar, utilizando cadeira de rodas elétrica, outros com muletas ou com problemas de obesidade e, passado um ano ou ano e meio, já têm uma vida normal, conseguem caminhar e andar de bicicleta. É engraçado ver isso”, conclui Ortiz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …