Afinal, os vikings não eram altos e loiros com olhos azuis

2

(dr) Canal História

Ragnar, a personagem principal da série "Vikings".

Ragnar é a personagem principal da série “Vikings”.

A cultura popular costuma representar os vikings como guerreiros ferozes, de cabelos loiros e olhos azuis, que navegavam pelo mar saqueando populações costeiras. Mas novos estudos científicos desmentiram esse mito.

Um grupo internacional de geneticistas evolutivos conseguiu analisar a ascendência genética dos famosos guerreiros germânicos e chegou a conclusões surpreendentes sobre a sua diversidade étnica.

“Tudo começou quando conseguimos sequenciar o primeiro genoma humano antigo”, segundo relatou à BBC o geneticista evolutivo dinamarquês Eske Willerslev, professor da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Ao longo de seis anos, os investigadores analisaram restos humanos encontrados em mais de 80 sítios arqueológicos, incluindo túmulos vikings. Para entender o passado por meio do ADN antigo, a equipe sequenciou os genomas de 442 homens, mulheres, crianças e bebés da era dos vikings.

Um dos especialistas que trabalharam no projeto – Martin Sikora, da Universidade de Copenhaga – notou que os restos mortais onde o ADN estava mais preservado eram os dentes e um osso chamado petroso ou temporal, que faz parte dos ossos das orelhas e é particularmente duro.

Extraindo o material genético dessas fontes, os especialistas conseguiram comparar o ADN desses povos com as sequências de ADN de mais de mil indivíduos da Antiguidade e cerca de 4 mil seres humanos modernos. Este estudo – a maior análise genética de restos de vikings já realizada – demonstrou que seus genes provinham do sul da Europa e da Ásia.

“O viking típico é descrito como um escandinavo grande, forte e loiro. Mas, na verdade, ser loiro era muito menos comum na Escandinávia na era dos vikings do que agora”, explica Willerslev.

“O período viking é caracterizado por um enorme interesse pelos vikings escandinavos pelo resto do mundo, mas um interesse muito limitado pelo que realmente estava a acontecer na Escandinávia.”

As rotas comerciais dos vikings estendiam-se, de um lado, até o Canadá e, do outro, ao Afeganistão, de forma que aquele povo, na verdade, tinha muito mais diversidade que o que se acreditava.

Essa miscigenação com pessoas do sul e do leste diversificou a sua composição genética, gerando uma variedade de aparências físicas.

Não é possível afirmar com certeza se houve um grupo geneticamente homogéneo que fosse muito escandinavo e igual em toda parte”, afirma Sikora. “Na realidade, havia muita diversidade.”

O estudo também permitiu determinar que houve diversos grupos vikings que viajaram para diferentes partes do mundo. “Os dinamarqueses foram principalmente para a Inglaterra, os noruegueses foram para a Irlanda, Islândia e Gronelândia e os suecos foram para o Mar Báltico”, explica Willerslev.

A pesquisa também indica que a identidade viking não estava relacionada à origem genética ou étnica, mas sim a uma identidade social.

“O fenómeno viking não é algo escandinavo, no sentido de que não é a etnia que determina se alguém é viking ou não. Trata-se de um estilo de vida“, afirma o cientista que liderou o projeto. E, de facto, os investigadores descobriram vikings que “não tinham genes escandinavos”.

Graças a este trabalho, estamos mudando a história e, ao mudar a história, também estamos alterando nossa identidade”, pondera Willerslev.

O cientista considera isso algo positivo. “Pelo menos, o debate agora é sobre identidade, que é um debate político, baseado na ciência real.”

ZAP // BBC

2 Comments

  1. Exacto, os vikings na realidade eram baixos, escuros, cabelos pretos, uns seriam até negros, outros asiáticos. Não percebo o espanto, os reinos europeus que tiveram de lidar com estes senhores, descreveram com algum detalhe a aparência física destes, e de facto, de loiros, olhos azuis, altos, não tenham nada, não senhor, eram escurinhos e baixinhos. Aliás, as sagas também não fazem referencia nenhuma cá a loiros. As gerações atuais é que lavaram tudo bem lavadinho… Os povos característicos da Escandinávia são uns impostores.

    • Tem toda a razão, os povos escandinavos viviam todos num buraco escondidos do mundo e quando estes “vikings” fugiram todos do frio para África e sul da Europa, ficaram com a terra e dominaram toda a península escandinava como coelhos invasores.

      Só não consigo entender é como que o “cientista” diz que alguns foram para Inglaterra, Irlanda, Gronelândia e Islândia e no entanto a maioria desses povos têm olhos azuis, loiros e ruivos se os ditos genes descobertos são maioritariamente do sul da Europa… A não ser que afinal os corpos analisados eram de escravos, algo que os vikings não faziam

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.