Emocionado, Luís Filipe Vieira diz que, se for eleito, será o seu último mandato

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

O presidente do Benfica afirmou, esta quarta-feira, que fará o seu último mandato à frente do clube encarnado, caso vença o ato eleitoral previsto para o final deste mês de outubro.

Luís Filipe Vieira apresentou, esta quarta-feira, a sua recandidatura à presidência do Benfica, numa cerimónia que contou com a presença do treinador Jorge Jesus, de vários dirigentes do clube, como Rui Costa e Luisão, e de atletas como Telma Monteiro e Fernando Pimenta.

“Tenho 71 anos, tenho a quarta classe, não falo inglês. Estou aqui para anunciar que me recandidato à presidência do Benfica e também para dizer que este será o meu último mandato”, afirmou o dirigente encarnado.

Perante uma plateia com mais de 200 apoiantes, Vieira disse que o “principal foco” dos próximos quatro anos de mandato “será a vertente desportiva”, mas também “a base e o ponto de partida” para superar o que feito na última década.

“Foi a segunda melhor década da nossa história no futebol, a melhor década da nossa história nas modalidades e a melhor década da nossa história no capítulo financeiro. Uma década em que reforçámos o nosso prestígio internacional, a nossa credibilidade, em que nos afirmámos como um dos melhores clubes a nível mundial. Uma década em que tivemos contas positivas em sete anos, repito, sete anos! É isto que quero que o Benfica supere na próxima década, e é para isso que vou trabalhar no meu último mandato”, vincou.

O presidente das águias, no cargo desde 2003, criticou quem afirma que a sua liderança está “em fim de ciclo”, considerando que o clube “está hoje mais preparado, dinâmico, forte, estruturado e vencedor do que alguma vez foi”, e defendendo “a continuação de um ciclo de sucesso”.

Para Vieira, o “Benfica é alma, é paixão, são os sócios, mas também tem de ser negócio”, ao contrário do que defendem alguns dos seus opositores: “Se o Benfica não for também negócio, não haverá nem sucesso desportivo, nem infraestruturas, nem formação, nem modalidades, nem medalhas olímpicas.”

O dirigente pediu “união”, admitiu erros durante os 17 anos em que está à frente do clube e salientou que o Benfica é “o clube português mais saudável do ponto de vista financeiro e mais preparado para enfrentar os próximos anos”, os quais, diz, vão ser “exigentes”.

“O Benfica é hoje dos clubes com maior credibilidade a nível mundial. Cumpre com os compromissos assumidos, não tem ordenados em atraso, nem modalidades em risco de desaparecer”, referiu, antes de assegurar que está de “consciência tranquila, porque as insinuações não são um facto e a justiça não se faz nos jornais ou nas televisões”.

No final do discurso, o presidente dos encarnados não escondeu a emoção, quando falou do pai. “O meu pai, onde estiver, de certeza que está orgulhoso do filho. Cumpri a promessa que lhe fiz quando assumi a liderança do Benfica. Recuperei a mística e a grandeza do Benfica, e isso é a melhor recompensa que posso ter destes 17 anos. Viva o Benfica!”, concluiu Vieira, em lágrimas.

As eleições do Benfica ainda não têm data marcada, mas deverão acontecer “entre 24 e 31 de outubro”, de acordo com os estatutos do clube.

Além do atual presidente encarnado e do já anunciado candidato João Noronha Lopes, também Bruno Costa Carvalho e Rui Gomes da Silva já manifestaram a intenção de se candidatarem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Ao Benfica, seguramente o J.J:Silva não paga nada. Dizem que somos 04 ou 06 milhões, o facto é que sócios somos menos de 1/4 de milhão. Seria uma cobardia pessoal e uma traição ao Benfica se LFV não se candidatasse a novo mandato, seria abandonar o SLB aos cães, internos e externos. Vieira só é objecto de tanto desamor porque é presidente do SLB, um clube que é mais que um pais. É o SLB e a sua capacidade, demonstrada por Vieira, de poder ser capaz de “esmagar” uma concorrência provinciana que está sob ataque da mediocridade nacional e só mesmo faltava juntarem-se a essa mediocridade as restantes três candidaturas, descaradamente apoiadas pelos inimigos do SLB. Não sou vidente, ignoro se Vieira será reeleito ou não, mas não poderia deixar de se candidatar, não pode sair sem que o seu nome seja limpo ou demonstrado, nos tribunais, que merece ser condenado. Nos tribunais, não na comunicação social nazi e nazifienta.

RESPONDER

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …

China alerta que detectou coronavírus vivo numa embalagem de comida congelada

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China alerta que detectou amostras vivas do novo coronavírus em embalagens de comida congelada, pelo que estas podem ser um veículo de contágio. Já tinham sido …

Marcelo está a fazer o que a ministra da Saúde “devia ter feito”, critica Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, criticou esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, e elogiou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ter decidido reunir com representantes de várias …

Declaração médica substitui teste negativo em regresso à escola ou emprego

A diretora-geral da Saúde esclareceu esta segunda-feira que o regresso à escola ou ao emprego dos doentes assintomáticos ou com sintomas ligeiros de covid-19, após 10 dias de isolamento, depende apenas de uma declaração de …

Contratação coletiva pode ficar "congelada" por três anos. Medida protege 2,9 milhões de trabalhadores

O Governo quer suspender por dois anos a contagem dos prazos da caducidade e sobrevigência da contratação coletiva, medida que que pode proteger os direitos laborais e sociais de quase 2,9 milhões de trabalhadores. De acordo …