Vieira: Estava tomada a decisão de Vitória sair. Mais ou menos

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, garantiu hoje que Rui Vitória vai continuar a ser o treinador de futebol do clube, admitindo que houve conversas ao mais alto nível na SAD tendo em vista a saída do técnico português.

“Sendo muito objetivos e práticos: o que estamos aqui a falar é sobre Rui Vitória. Rui Vitória continuará a ser o nosso treinador”, lançou em conferência de imprensa o líder das ‘águias’, depois de nas últimas 24 horas o despedimento do treinador ‘encarnado’ ter sido amplamente noticiado.

A saída de Vitória esteve iminente após a goleada sofrida na terça-feira, no terreno do Bayern de Munique (5-1), em jogo da Liga dos Campeões, e que correspondeu à quarta derrota do Benfica nos últimos sete encontros.

“Não vou esconder que ainda esta quarta-feira falámos na possibilidade de ele sair“, afirmou Luís Filipe Vieira, sublinhando que o cenário esteve muito perto de ser concretizado. “Estava tomada a decisão de ele sair. Mais ou menos“, lançou.

Mas o presidente explicou que “durante a noite” refletiu muito sobre o assunto e decidiu que Vitória devia ficar no clube da Luz. A continuidade do técnico ficou hoje assente depois de uma reunião no centro de estágio do Seixal.

É um treinador comprometido com o projeto do Benfica“, justificou, sublinhando os vários jovens jogadores da formação da casa lançados por Vitória, que está a cumprir a sua quarta época no comando dos ‘encarnados’, depois de os ter conduzido ao título de campeão nacional em 2015/16 e 2016/17, completanto o ‘tetra’ iniciado por Jorge Jesus.

O líder do Benfica admitiu que existe atualmente “descontentamento” dos sócios e adeptos do clube face aos resultados desportivos da equipa principal, mas vincou que “a conquista de todos os títulos em Portugal está em aberto”.

Questionado pelos jornalistas, Vieira mostrou-se convencido de que Vitória “vai continuar até ao final do ano“, ressalvando que a saída do técnico só poderá acontecer “se houver um imprevisto”.

Tiago Petinga / Lusa

“Jorge Jesus nunca foi contactado para ser treinador do Benfica”

Vieira também assegurou que Vitória lhe disse que nunca será um “problema” para o Benfica e que, caso a saída se concretizasse, não pretendia ser indemnizado. “Se se confirmasse a decisão de Rui Vitória sair, tínhamos decidido que lhe íamos continuar a pagar enquanto estivesse desempregado”, disse Vieira.

“Até vos posso dizer que, depois de eu lhe confirmar a decisão de continuidade no cargo, ele recusou uma proposta de seis milhões de euros por ano para ir para um país que vocês devem saber qual é”, atirou o líder das ‘águias’, depois de esta tarde ter sido avançado que Vitória tinha uma proposta para ir treinar para o Médio Oriente.

Vieira garantiu que “Jorge Jesus nunca foi contactado para ser treinador do Benfica”, no qual esteve de 2009 a 2015, frisando que “ninguém” o pode proibir de falar com o antigo técnico ‘encarnado’, atualmente a trabalhar na Arábia Saudita, e que “ninguém sabe o que pode acontecer no futuro”.

O Benfica, que foi segundo classificado da I Liga época passada, atrás do FC Porto, ocupa actualmente o quarto lugar do campeonato, com 20 pontos, menos quatro do que os ‘dragões’, que lideram à frente de Sporting e Sporting de Braga.

PARTILHAR

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …