Vieira: Estava tomada a decisão de Vitória sair. Mais ou menos

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, garantiu hoje que Rui Vitória vai continuar a ser o treinador de futebol do clube, admitindo que houve conversas ao mais alto nível na SAD tendo em vista a saída do técnico português.

“Sendo muito objetivos e práticos: o que estamos aqui a falar é sobre Rui Vitória. Rui Vitória continuará a ser o nosso treinador”, lançou em conferência de imprensa o líder das ‘águias’, depois de nas últimas 24 horas o despedimento do treinador ‘encarnado’ ter sido amplamente noticiado.

A saída de Vitória esteve iminente após a goleada sofrida na terça-feira, no terreno do Bayern de Munique (5-1), em jogo da Liga dos Campeões, e que correspondeu à quarta derrota do Benfica nos últimos sete encontros.

“Não vou esconder que ainda esta quarta-feira falámos na possibilidade de ele sair“, afirmou Luís Filipe Vieira, sublinhando que o cenário esteve muito perto de ser concretizado. “Estava tomada a decisão de ele sair. Mais ou menos“, lançou.

Mas o presidente explicou que “durante a noite” refletiu muito sobre o assunto e decidiu que Vitória devia ficar no clube da Luz. A continuidade do técnico ficou hoje assente depois de uma reunião no centro de estágio do Seixal.

É um treinador comprometido com o projeto do Benfica“, justificou, sublinhando os vários jovens jogadores da formação da casa lançados por Vitória, que está a cumprir a sua quarta época no comando dos ‘encarnados’, depois de os ter conduzido ao título de campeão nacional em 2015/16 e 2016/17, completanto o ‘tetra’ iniciado por Jorge Jesus.

O líder do Benfica admitiu que existe atualmente “descontentamento” dos sócios e adeptos do clube face aos resultados desportivos da equipa principal, mas vincou que “a conquista de todos os títulos em Portugal está em aberto”.

Questionado pelos jornalistas, Vieira mostrou-se convencido de que Vitória “vai continuar até ao final do ano“, ressalvando que a saída do técnico só poderá acontecer “se houver um imprevisto”.

Tiago Petinga / Lusa

“Jorge Jesus nunca foi contactado para ser treinador do Benfica”

Vieira também assegurou que Vitória lhe disse que nunca será um “problema” para o Benfica e que, caso a saída se concretizasse, não pretendia ser indemnizado. “Se se confirmasse a decisão de Rui Vitória sair, tínhamos decidido que lhe íamos continuar a pagar enquanto estivesse desempregado”, disse Vieira.

“Até vos posso dizer que, depois de eu lhe confirmar a decisão de continuidade no cargo, ele recusou uma proposta de seis milhões de euros por ano para ir para um país que vocês devem saber qual é”, atirou o líder das ‘águias’, depois de esta tarde ter sido avançado que Vitória tinha uma proposta para ir treinar para o Médio Oriente.

Vieira garantiu que “Jorge Jesus nunca foi contactado para ser treinador do Benfica”, no qual esteve de 2009 a 2015, frisando que “ninguém” o pode proibir de falar com o antigo técnico ‘encarnado’, atualmente a trabalhar na Arábia Saudita, e que “ninguém sabe o que pode acontecer no futuro”.

O Benfica, que foi segundo classificado da I Liga época passada, atrás do FC Porto, ocupa actualmente o quarto lugar do campeonato, com 20 pontos, menos quatro do que os ‘dragões’, que lideram à frente de Sporting e Sporting de Braga.

PARTILHAR

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …