Rui Vitória de saída do Benfica. Bruno Lage e Luisão assumem equipa

Lukas Barth-Tuttas / EPA

O treinador do Benfica, Rui Vitória

O técnico Rui Vitória vai deixar o comando técnico do Benfica. Para o seu lugar deverá entrar interinamente Bruno Lage, treinador da equipa B, que terá o antigo capitão encarnado Luisão como adjunto.

Segundo revela a imprensa desportiva na noite desta quarta-feira, na sequência dos maus resultados da equipa do Benfica durante o mês de novembro, que culminaram com a goleada frente ao Bayern de Munique, a saída de Rui Vitória do Benfica está iminente e deverá ser anunciada nas próximas horas.

Ao encontro desta informação, avança o Record esta quinta-feira, Rui Vitória esteve esta manhã no Seixal, mas já não orientou o treino previsto para esta manhã, confirmando-se o cenário da saída do técnico encarnado. Também o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o administrador da SAD, Rui Costa, estiveram esta manhã no centro de treinos.

Segundo apurou o Correio da Manhã, o Benfica já terá iniciado o processo de recrutamento de um novo treinador e, para o Luís Filipe Vieira, o mais forte candidato para ocupar o é Jorge Jesus, o técnico que deu três títulos de campeão ao clube antes de sair para o Sporting em 2015, após seis épocas na Luz.

No momento, Jorge Jesus está ao serviço dos sauditas do Al Hilal, que lidera o campeonato com 12 vitórias e um empate em 13 jogos, e a sua saída deverá implicar uma avultada indemnização ao clube da Arábia Saudita.

Além disso, questiona-se o timming de uma possível saída. Jesus não deverá sair antes do Natal, o que obrigaria o Benfica a recorrer a um treinador interino. Há ainda outro cenário no qual Jorge Jesus só se poderá desvincular do clube do Médio Oriente em janeiro, prolongando mais o tempo de liderança interina na Luz.

O Record adianta ainda que o regresso de Jesus pode não ser tão demorado, revelando que o técnico está pronto para regressar já aos comandos dos encarnados.

Futre adiantou a informação

A informação da saída iminente de Rui Vitória foi adiantada em primeira mão por Paulo Futre, durante o programa Liga d’Ouro, da CMTV, que sugeriu que “não se admirava nada” que Rui Vitória tivesse colocado o lugar à disposição, durante reunião da direcção encarnada convocada de emergência para esta quarta-feira.

Segundo o desportivo O Jogo, a decisão já está tomada, e o técnico não vai continuar ao leme da equipa encarnada. O seu lugar será assumido interinamente por Bruno Lage, treinador da equipa B.

De acordo com A Bola, é o fim da linha para Rui Vitória. Três anos e meio depois de o técnico ter assumido o comando da equipa do Benfica, depois da série de maus resultados e exibições recentes, o presidente dos encarnados chegou à conclusão de que não há condições para o treinador continuar à frente da equipa.

Ao que o jornal apurou, Luís Filipe Vieira reuniu-se com o empresário de Rui Vitória, Mohamed Afzal, durante a tarde desta quarta-feira, para discutir os termos da rescisão, e o técnico não abdica dos valores a receber – mas é uma questão de horas para que a relação entre Rui Vitória e o Benfica conheça um final antecipado.

O técnico Bruno Lage, treinador da equipa B, deverá assumir interinamente o comando da equipa, tendo como adjuntos Luisão e Júlio César, ex-jogadores do clube — informação que foi confirmada na CMTV por André Ventura.

Segundo adiantou o comentador ligado ao Benfica, a direção encarnada está a equacionar a sucessão de Vitória, estando afastadas as hipóteses Jorge Jesus e Paulo Fonseca. Em cima da mesa, diz Ventura, estão os nomes de Rui Faria e Luís Castro.

A posição de Rui Vitória ter-se-á tornado insustentável após a série de resultados recentes da equipa encarnada, que nos últimos oito jogos regista quatro derrotas (Belenenses, Ajax, Moreirense e Bayern), um empate e apenas três vitórias.

Perante este quadro Rui Vitória já não estará à frente da equipa no jogo com o Feirense, a contar para a 11ª jornada da I Liga.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …