Rui Vitória de saída do Benfica. Bruno Lage e Luisão assumem equipa

Lukas Barth-Tuttas / EPA

O treinador do Benfica, Rui Vitória

O técnico Rui Vitória vai deixar o comando técnico do Benfica. Para o seu lugar deverá entrar interinamente Bruno Lage, treinador da equipa B, que terá o antigo capitão encarnado Luisão como adjunto.

Segundo revela a imprensa desportiva na noite desta quarta-feira, na sequência dos maus resultados da equipa do Benfica durante o mês de novembro, que culminaram com a goleada frente ao Bayern de Munique, a saída de Rui Vitória do Benfica está iminente e deverá ser anunciada nas próximas horas.

Ao encontro desta informação, avança o Record esta quinta-feira, Rui Vitória esteve esta manhã no Seixal, mas já não orientou o treino previsto para esta manhã, confirmando-se o cenário da saída do técnico encarnado. Também o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o administrador da SAD, Rui Costa, estiveram esta manhã no centro de treinos.

Segundo apurou o Correio da Manhã, o Benfica já terá iniciado o processo de recrutamento de um novo treinador e, para o Luís Filipe Vieira, o mais forte candidato para ocupar o é Jorge Jesus, o técnico que deu três títulos de campeão ao clube antes de sair para o Sporting em 2015, após seis épocas na Luz.

No momento, Jorge Jesus está ao serviço dos sauditas do Al Hilal, que lidera o campeonato com 12 vitórias e um empate em 13 jogos, e a sua saída deverá implicar uma avultada indemnização ao clube da Arábia Saudita.

Além disso, questiona-se o timming de uma possível saída. Jesus não deverá sair antes do Natal, o que obrigaria o Benfica a recorrer a um treinador interino. Há ainda outro cenário no qual Jorge Jesus só se poderá desvincular do clube do Médio Oriente em janeiro, prolongando mais o tempo de liderança interina na Luz.

O Record adianta ainda que o regresso de Jesus pode não ser tão demorado, revelando que o técnico está pronto para regressar já aos comandos dos encarnados.

Futre adiantou a informação

A informação da saída iminente de Rui Vitória foi adiantada em primeira mão por Paulo Futre, durante o programa Liga d’Ouro, da CMTV, que sugeriu que “não se admirava nada” que Rui Vitória tivesse colocado o lugar à disposição, durante reunião da direcção encarnada convocada de emergência para esta quarta-feira.

Segundo o desportivo O Jogo, a decisão já está tomada, e o técnico não vai continuar ao leme da equipa encarnada. O seu lugar será assumido interinamente por Bruno Lage, treinador da equipa B.

De acordo com A Bola, é o fim da linha para Rui Vitória. Três anos e meio depois de o técnico ter assumido o comando da equipa do Benfica, depois da série de maus resultados e exibições recentes, o presidente dos encarnados chegou à conclusão de que não há condições para o treinador continuar à frente da equipa.

Ao que o jornal apurou, Luís Filipe Vieira reuniu-se com o empresário de Rui Vitória, Mohamed Afzal, durante a tarde desta quarta-feira, para discutir os termos da rescisão, e o técnico não abdica dos valores a receber – mas é uma questão de horas para que a relação entre Rui Vitória e o Benfica conheça um final antecipado.

O técnico Bruno Lage, treinador da equipa B, deverá assumir interinamente o comando da equipa, tendo como adjuntos Luisão e Júlio César, ex-jogadores do clube — informação que foi confirmada na CMTV por André Ventura.

Segundo adiantou o comentador ligado ao Benfica, a direção encarnada está a equacionar a sucessão de Vitória, estando afastadas as hipóteses Jorge Jesus e Paulo Fonseca. Em cima da mesa, diz Ventura, estão os nomes de Rui Faria e Luís Castro.

A posição de Rui Vitória ter-se-á tornado insustentável após a série de resultados recentes da equipa encarnada, que nos últimos oito jogos regista quatro derrotas (Belenenses, Ajax, Moreirense e Bayern), um empate e apenas três vitórias.

Perante este quadro Rui Vitória já não estará à frente da equipa no jogo com o Feirense, a contar para a 11ª jornada da I Liga.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias pedem comprovativos de deslocações, mas lei não permite

As forças de segurança fizeram ações de fiscalização rodoviária para controlar a circulação nas estradas. Foram pedidos comprovativos de deslocações, embora a lei não o contemple. Com o país em estado de emergência, a quarentena é …

Bebé com menos de um ano morre de Covid-19 nos EUA

Um bebé com menos de um ano morreu, nos Estados Unidos da América (EUA), vítima de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, anunciaram as autoridades do Estado de Illinois. A doença já provocou mais de …

Até as bactérias precisam de espaço. Células esmagadas desligam a fotossíntese

Quando as bactérias ficam esmagadas, podem entrar num modo de defesa e desligar a fotossíntese, concluiu uma investigação recente, levada a cabo por cientistas da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos. A equipa da universidade …

Siza Vieira admite aulas por canais "estilo youtube" ou TV por cabo

O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia. O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os …

Retificação ao diploma do lay-off simplificado trava despedimentos

Uma retificação ao diploma inicial do ‘lay-off’ simplificado, hoje publicada, vem acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho. O decreto-lei …

Rocha desafia teoria da escassez de oxigénio na Terra primitiva

Uma rocha sedimentar única rica em carbono, depositada há dois mil milhões de anos, deu aos cientistas novas pistas sobre as concentrações de oxigénio na superfície da Terra nessa época. De acordo com a agência Europa Press, …

As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada. Os micro-organismos estão em toda a parte - até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela …

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento. Para alguns, o auto isolamento …

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …