Vídeo polémico de apoio a Pedro Marques aquece eleições europeias

António Cotrim / Lusa

O ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques

A Comissária Europeia Corina Cretu, socialista romena, está no centro de uma polémica por causa de um vídeo de apoio a Pedro Marques, o candidato do PS português às eleições europeias que se avizinham. Tudo porque terá usado meios da Comissão Europeia para gravar o vídeo.

O vídeo em causa foi publicado por Pedro Marques no seu perfil do Facebook e nele Corina Cretu surge a elogiar o cabeça-de-lista do PS às europeias. O problema é que a gravação terá sido feita com recurso às instalações e aos meios da Comissão Europeia (CE), segundo apurou a SIC.

A confirmar-se este cenário, estamos perante uma violação do Código de Conduta dos membros da CE que permite aos comissários participarem na campanha eleitoral, sem cessarem funções, mas que determina que “não podem usar os recursos humanos ou materiais da Comissão durante esse período”.

O Código refere ainda que os comissários “devem informar o presidente da sua intenção”, cabendo a este decidir “se a participação em causa é compatível com o desempenho das funções de membro da Comissão”, como sublinha a SIC.

A comissária europeia para a Política Regional, que supervisiona os fundos europeus, já veio dizer que não vê nada de errado no vídeo. E Pedro Marques refere à SIC que Corina Cretu sempre esteve ciente de que o vídeo seria para ser utilizado na campanha socialista.

Também a Comissão Europeia não encontra ilegalidades no processo, referindo que se trata de um vídeo institucional.

Na gravação, Corina Cretu não poupa elogios a Pedro Marques, salientando que foi devido ao seu “trabalho e de toda a sua equipa que foram concretizados muitos projectos concretos em Portugal” que “contribuíram para a recuperação económica e social” do país.

A socialista romena diz ainda que o ex-ministro do Planeamento “é um dos melhores embaixadores do projecto europeu e um óptimo negociador“.

Corina Cretu também destaca que testemunhou “o sucesso de Portugal na implementação da política de coesão”, algo que considera se dever muito ao papel de Pedro Marques, e nota que “Portugal é um dos países de topo em termos de implementação de fundos”.

Palavras que surgem numa altura em que Pedro Marques é criticado pela oposição ao PS pela má aplicação dos fundos comunitários no período em que foi ministro do Planeamento.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este Pedro tem azar é incompetente e ainda por cima não tem carisma é um desastre completo, o Kosta tem que o Pôr a receber lições de qualquer coisa porque pior não pode ser.

  2. Conduta? Só se for a da monárquica que eles estão a adoptar e possivelmente a romena já pertencerá à família de algum deles, o boquinhas anda desconfiado que a coisa poder-lhe-há correr mal apesar do padrinho andar por aí todos os dias numa berraria a afirmar que ele é o melhor.

RESPONDER

Bill Gates é o homem mais admirado do mundo. Ronaldo também está na lista

O cofundador da Microsoft já não é o homem mais rico do mundo, mas continua a ser o mais admirado. Cristiano Ronaldo é o 7.º. Na semana passada, Bill Gates perdeu o lugar que ocupava há …

Volvo vai chamar à oficina mais de 500 mil carros até ao fim do ano

O problema detetado no motor dos carros poderá afetar os automóveis a diesel de quatro cilindros, construídos entre 2014 e 2019, nas marcas V40, o V60, V70, S80 e XC60. A Volvo retirou cerca de 70 …

A baunilha é mais cara do que a prata (e há já quem mate pelo "ouro verde")

A baunilha, que era vendida em 2015 por cerca de 90 euros o quilograma, disparou no ano passado para 535 euros, ultrapassando assim o valor da prata. Esta subida que quase sextuplicou o valor da …

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …