Vídeo polémico de apoio a Pedro Marques aquece eleições europeias

António Cotrim / Lusa

O ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques

A Comissária Europeia Corina Cretu, socialista romena, está no centro de uma polémica por causa de um vídeo de apoio a Pedro Marques, o candidato do PS português às eleições europeias que se avizinham. Tudo porque terá usado meios da Comissão Europeia para gravar o vídeo.

O vídeo em causa foi publicado por Pedro Marques no seu perfil do Facebook e nele Corina Cretu surge a elogiar o cabeça-de-lista do PS às europeias. O problema é que a gravação terá sido feita com recurso às instalações e aos meios da Comissão Europeia (CE), segundo apurou a SIC.

A confirmar-se este cenário, estamos perante uma violação do Código de Conduta dos membros da CE que permite aos comissários participarem na campanha eleitoral, sem cessarem funções, mas que determina que “não podem usar os recursos humanos ou materiais da Comissão durante esse período”.

O Código refere ainda que os comissários “devem informar o presidente da sua intenção”, cabendo a este decidir “se a participação em causa é compatível com o desempenho das funções de membro da Comissão”, como sublinha a SIC.

A comissária europeia para a Política Regional, que supervisiona os fundos europeus, já veio dizer que não vê nada de errado no vídeo. E Pedro Marques refere à SIC que Corina Cretu sempre esteve ciente de que o vídeo seria para ser utilizado na campanha socialista.

Também a Comissão Europeia não encontra ilegalidades no processo, referindo que se trata de um vídeo institucional.

Na gravação, Corina Cretu não poupa elogios a Pedro Marques, salientando que foi devido ao seu “trabalho e de toda a sua equipa que foram concretizados muitos projectos concretos em Portugal” que “contribuíram para a recuperação económica e social” do país.

A socialista romena diz ainda que o ex-ministro do Planeamento “é um dos melhores embaixadores do projecto europeu e um óptimo negociador“.

Corina Cretu também destaca que testemunhou “o sucesso de Portugal na implementação da política de coesão”, algo que considera se dever muito ao papel de Pedro Marques, e nota que “Portugal é um dos países de topo em termos de implementação de fundos”.

Palavras que surgem numa altura em que Pedro Marques é criticado pela oposição ao PS pela má aplicação dos fundos comunitários no período em que foi ministro do Planeamento.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este Pedro tem azar é incompetente e ainda por cima não tem carisma é um desastre completo, o Kosta tem que o Pôr a receber lições de qualquer coisa porque pior não pode ser.

  2. Conduta? Só se for a da monárquica que eles estão a adoptar e possivelmente a romena já pertencerá à família de algum deles, o boquinhas anda desconfiado que a coisa poder-lhe-há correr mal apesar do padrinho andar por aí todos os dias numa berraria a afirmar que ele é o melhor.

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …