Vídeo polémico de apoio a Pedro Marques aquece eleições europeias

António Cotrim / Lusa

O ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques

A Comissária Europeia Corina Cretu, socialista romena, está no centro de uma polémica por causa de um vídeo de apoio a Pedro Marques, o candidato do PS português às eleições europeias que se avizinham. Tudo porque terá usado meios da Comissão Europeia para gravar o vídeo.

O vídeo em causa foi publicado por Pedro Marques no seu perfil do Facebook e nele Corina Cretu surge a elogiar o cabeça-de-lista do PS às europeias. O problema é que a gravação terá sido feita com recurso às instalações e aos meios da Comissão Europeia (CE), segundo apurou a SIC.

A confirmar-se este cenário, estamos perante uma violação do Código de Conduta dos membros da CE que permite aos comissários participarem na campanha eleitoral, sem cessarem funções, mas que determina que “não podem usar os recursos humanos ou materiais da Comissão durante esse período”.

O Código refere ainda que os comissários “devem informar o presidente da sua intenção”, cabendo a este decidir “se a participação em causa é compatível com o desempenho das funções de membro da Comissão”, como sublinha a SIC.

A comissária europeia para a Política Regional, que supervisiona os fundos europeus, já veio dizer que não vê nada de errado no vídeo. E Pedro Marques refere à SIC que Corina Cretu sempre esteve ciente de que o vídeo seria para ser utilizado na campanha socialista.

Também a Comissão Europeia não encontra ilegalidades no processo, referindo que se trata de um vídeo institucional.

Na gravação, Corina Cretu não poupa elogios a Pedro Marques, salientando que foi devido ao seu “trabalho e de toda a sua equipa que foram concretizados muitos projectos concretos em Portugal” que “contribuíram para a recuperação económica e social” do país.

A socialista romena diz ainda que o ex-ministro do Planeamento “é um dos melhores embaixadores do projecto europeu e um óptimo negociador“.

Corina Cretu também destaca que testemunhou “o sucesso de Portugal na implementação da política de coesão”, algo que considera se dever muito ao papel de Pedro Marques, e nota que “Portugal é um dos países de topo em termos de implementação de fundos”.

Palavras que surgem numa altura em que Pedro Marques é criticado pela oposição ao PS pela má aplicação dos fundos comunitários no período em que foi ministro do Planeamento.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este Pedro tem azar é incompetente e ainda por cima não tem carisma é um desastre completo, o Kosta tem que o Pôr a receber lições de qualquer coisa porque pior não pode ser.

  2. Conduta? Só se for a da monárquica que eles estão a adoptar e possivelmente a romena já pertencerá à família de algum deles, o boquinhas anda desconfiado que a coisa poder-lhe-há correr mal apesar do padrinho andar por aí todos os dias numa berraria a afirmar que ele é o melhor.

RESPONDER

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …