/

Uma morte a passo de… tartaruga? Vídeo inédito mostra tartaruga gigante a matar e comer outro animal

Zora et al., Current Biology, 2021

Foi a primeira vez que se filmou uma tartaruga a matar outro animal

Apesar de serem maioritariamente herbívoras, os investigadores acreditam que o comportamento no vídeo sugere que as tartarugas podem matar e comer outros animais com mais frequência do que se pensava inicialmente.

Longe de ser uma perseguição excitante das que se vê no National Geographic, esta pode ser a predação mais lenta alguma vez registada em câmara – mas não deixa de ser histórica e importante.

Conhecidas pela sua lentidão e por serem os animais mais bacanos no filme do Nemo, quem diria que as tartarugas gigantes também podiam ser predadoras? Podemos agora dizê-lo com certeza, depois de se ter conseguido filmar pela primeira vez uma a caçar um pássaro, numa morte a passo de tartaruga. Literalmente.

Não conseguia acreditar no que estava a ver. Foi apavorante e incrível ao mesmo tempo. Estava a olhar para o pássaro e a caminhar propositadamente na sua direcção. Foi muito, muito estranho e totalmente diferente do comportamento normal das tartarugas”, explica o biólogo Justin Gerlach, da Universidade de Cambridge, citado pelo Science Alert.

Apesar de serem maioritariamente herbívoras, já há alguns relatos de tartarugas gigantes a esmagar caranguejos com as suas carapaças ou destes animais a comer pássaros, mas é a primeira vez que um destes momentos ficou registado em vídeo.

As imagens foram capturadas na ilha Frégate, nas Seychelles, e mostram uma tartaruga gigante fêmea a perseguir um pássaro que não deu grande luta. O vídeo não registou todo o processo, mas é suficiente para mostrar uma ataque deliberado da tartaruga. O registo foi feito por Anna Zora, gerente da conservação da Fundação da Ilha Frégate.

Um novo estudo a relatar o acontecimento afirma que esta foi “a primeira observação documentada de uma tartaruga deliberadamente a atacar e a consumir outro animal”. A caça durou sete minutos no total.

“Até agora, tem sido sempre impossível saber se a tartaruga tinha matado directamente o animal ou se só se tinha sentado num e convenientemente o tinha esmagado”, afirma Justin Gerlach.

Sabe-se agora sem sobra de dúvidas que as tartarugas também caçam outros animais, só demoram um bocadinho mais e precisam de presas fáceis de apanhar. Segundo os investigadores, estes acontecimentos até podem ser mais comuns do que pensamos, pelo menos na ilha Frégate.

“A abordagem directa até ao pássaro no tronco sugere que a tartaruga tinha experiência na captura de um pássaro nessa situação. Isto indica que este tipo de interacção não é pouco frequente para este indivíduo. A observação de outras tartarugas a comer pássaros sugere que este comportamento foi adoptado por vários indivíduos“, escrevem os cientistas.

AP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.