/

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

4

Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos.

O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação preocupante de não retorno. Vários dados científicos apontam para um cenário de crise climática global.

Recentemente, a agência espacial NASA partilhou um vídeo no qual é possível observar o degelo dos glaciares e calotas de gelo do Alasca visto do Espaço, informa a Sputnik News.

Durante a conferência anual da União Americana de Geofísica, que se realizou em São Francisco, nos Estados Unidos, os investigadores mostraram uma sequência de imagens do Alasca, da Gronelândia e da Antártica, tiradas por satélites, incluindo as do estudo geológico do programa Landsat, da NASA.

Juntando todos os dados, os cientistas conseguiram perceber as dramáticas alterações que estão a ocorrer nos glaciares do Alasca. Entre os casos mostrados, um que preocupa particularmente os especialistas é o da diminuição dramática do glaciar Hubbard.

Na Gronelândia, por exemplo, diferentes registos de satélites mostram uma aceleração na diminuição dos glaciares desde ano 2000, assim como surgimento de lagoas devido ao degelo, que estão a espalhar-se nas alturas mais elevadas durante a última década. Este fenómeno poderia acelerar o fluxo de gelo.

Utilizando imagens de 1972 a 2019, o glaciologista Mark Fahnestock, da Universidade Fairbanks, compôs uma sequência de imagens de vários glaciares do Alasca e do território Yukon. “Agora temos este registo extenso e detalhado que nos permite ver o que aconteceu no Alasca. Quando imagens como estas são reproduzidas, temos uma ideia do quão dinâmicos são estes sistemas e quão instável é o fluxo de gelo”, afirmou.

Apesar de as imagens não serem propriamente uma novidade, o vídeo mostra o cenário atual dos glaciares do Alasca.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.